terça-feira, 14 de dezembro de 2021

40 ANOS JÁ LÁ VÃO

As aulas começavam às 9 horas. Havia aulas das 9 às 23. Escolhiamos professores e horários, conforme nos apetecia. Claro está que tudo aquilo era uma deliciosa e irrepetível balda. Claro está que os/as do costume vão dizer que eu tinha uma vida monástica e passava o tempo em bibliotecas e arquivos. Um "mito urbano" entre os meus amigos.

Dia 14 de dezembro de 1981 foi uma segunda-feira. O arranque do ano letivo foi nessa semana (qual setembro, qual outubro, qual novembro...). Dia 18 fomos de férias 😁. O ano letivo acabava em julho, não havia exames e as cadeiras eram anuais (ainda os educocratas e os bolonhocratas não tinha descoberto o esplendor das semestrais).

A minha primeira aula foi às 9 horas, na sala 7.2, na ala oriental, no 1º. andar. A cadeira era Matemática para as Ciências Humanas e Sociais. O dr. Marques de Almeida entrou numa sala repleta e mortalmente silenciosa. Recordo com toda a nitidez o sorriso irónico com que varreu a sala, onde havia 50 almas aterrorizadas com a palavra "matemática". Foi uma das grandes cadeiras que fiz na Faculdade e foi um dos muito bons professores que tive.

O sítio era a Faculdade de Letras de Lisboa. Aqui em baixo está uma fotografia desses tempos. Mas não é desse ano. A avaliar pelos meus óculos, deve ser de 1984 ou 1985, quando andava mergulhado no combate político e na Associação de Estudantes, que foi uma das grandes escolas por onde passei.  Tenho saudades dos tempos da faculdade? Sim, moderadamente. Tenho, vejam bem, saudades de tudo aquilo que a gente sonhava e de tudo o que não conseguimos passar à realidade. Um clássico de todas as gerações.

Sem comentários: