quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

L - CRÓNICAS OLISIPONENSES: DU IU SPIC INGLICH?

Foi há umas semanas, na zona limítrofe entre S. Vicente e Alfama. Eram 5 da tarde e tinha-me esquecido de almoçar (esquecido mesmo, não foi stress nem excesso de trabalho, nem nada, esqueci-me, só isso...). Entrei num snack-bar com nome meio inglês, meio português. Havia ementa em várias línguas. Ao balcão estava uma jovem, de ar oriental. Tive um ligeiro pressentimento "isto vai dar barraca...". Cumprimentei e perguntei "arranja-me um prego, por favor?". A senhora não me desapontou, ao responder "um plego??". Tornei "sim, um prego" (algo que até estava na lista). Olhou-me, com um ar abstrato, e perguntou "do you speak english?". Respirei fundo e, tendo conseguido abster-me de dar uma resposta no meu prolixo e colorido vernáculo - que só uso entre homens, sou da velha escola -, virei costas e desci a Calçada do Forte. A sandes mista do bar de Santa Apolónia pareceu-me um manjar dos deuses.


Sem comentários: