sexta-feira, 27 de maio de 2022

A CÂMARA DE MOURA CONTRA O PATRIMÓNIO DA AMARELEJA

O que se passou hoje, na Amareleja, é uma coisa inqualificável e uma perfeita selvajaria. A Câmara de Moura fez exatamente o contrário do que deveria ter feito.

Conheço muito bem este dossiê. Participei nas reuniões com a Direção-Geral do Património do Estado, contactando em 2008 o diretor-geral (Carlos Durães da Conceição) e com o subdiretor (José António Barreiros). Deixámos claro que a disposição era de pagar 60.000 euros e não os 120.000 que o Estado pedia. E assim se resolveu.

O edifício degradou-se, é certo. Depois de 2009, a Junta de Freguesia não desenvolveu nenhum projeto para o local. Uma proposta que fiz, em 2014, no sentido de se adaptar o local a picadeiro municipal, foi rejeitada de forma liminar. Nunca consegui, infelizmente, sensibilizar a entidade proprietária para a necessidade de se concertar uma solução concreta. A fachada foi piorando de condição e ficou instável.

Ora bem, o que me diz uma experiência profissional de quase 40 anos?

1. Que é necessário elaborar projetos concretos antes de demolir;

2. Derrubar sem prever o que se vai seguir é uma inconsciência e uma agressão à memória da população;

3. É imprescindível recuperar o desenho da fachada e refazer-lo no âmbito de uma adequada requalificação, com obras postas ao serviço da população.

Há ideias para o que se vai seguir?

Há algum projeto?

Ou vai ficar um buraco com uma vedação?

A Amareleja merece mais respeito por parte da Câmara de Moura. É que destruir é fácil, construir dá mais trabalho.


Sem comentários: