quarta-feira, 8 de junho de 2022

DE REGRESSO A MOURA

O meu próximo artigo para o jornal A Planície vai ser sobre Moura na Idade Media. Tenho feito alguns pequenos estudos sobre a minha terra e, em particular, sobre Moura medieval. Um deles foi editado em livro, em 2021. Outro ainda está nas páginas da revista "Arqueologia Medieval" e foi publicado nos meus verdes anos. Uma parte foi reciclada no livro sobre as escavações arqueológicas no Castelo de Moura, editado em dois volumes (2012 e 2016).

Volto sempre às palavras do meu amigo Antonio Malpica Cuello, que conheci como jovem professor e que hoje é catedrático jubilado em Granada “a lo largo del tiempo, y cuando empezamos a envejecer, pensamos en volver a los sítios de donde hemos salido”.

Regresso a Moura. Não em exclusivo. Vou retomar um projeto sobre o mundo do Gharb com 25 anos (já nem o nomeio...) e vou arranjar tempo para a monografia sobre Moura Medieval. Que tem largas páginas escritas e umas centenas de documentos triados. Haverá livro, tal como houve todos os outros. Regresso, cada vez mais, à minha paisagem original.








Sem comentários: