terça-feira, 19 de julho de 2022

AINDA AS ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS NO CONVENTO DO CARMO, EM MOURA

Decorreram, até há pouco, escavações arqueológicas nos terrenos do antigo Convento do Carmo, em Moura.

Sem entrar em detalhes sobre os trabalhos, que serão objeto de publicação próprias, quando tal for oportuno, deixo aqui duas ou três ideias. Que decorrem do meu conhecimento do sítio e que se reportam temas genéricos.

Em primeiro lugar, deve sublinhar-se a importância religiosa do sítio. Há a memória de uma ermida (eventualmente alto-medieval), que se situava a curta distância da atual igreja do Carmo. O templo atual tem pouco a ver com a obra do gótico alentejano que Duarte Darmas desenhou no início do século XVI. O enriquecimento do convento, proporcionado pelas propriedades que detinha na região, criou condições para sucessivas obras de expansão.

Há, em segundo lugar, que destacar a proximidade do cemitério islâmico, ao qual se sucedeu o bairro da Mouraria. Em 1970, foram acidentalmente escavadas várias sepulturas, na Rua da Estalagem, a cerca de 100 metros do adro do Carmo.

Deve, finalmente, ser sublinhada a ocupação agrária do espaço perirubano.

O local onde o convento foi construído é uma vasta plataforma com um ligeiro declive em direção a norte. Toda essa zona beneficiou das águas que saíam do castelo e que irrigaram as hortas em seu redor. No período islâmico haveria aí várias munyas, como o parecem atestar os materiais cerâmicos descobertos em tempos na Rua do Sete e Meio, assim como uma moeda de Hisham II encontrada na mesma área. Não sendo um "arrabalde" de Moura, poderia ser local de fixação de algumas famílias, que aí viveriam em pequenos casais.

Deixo aqui os sítios onde estão disponíveis um artigo (1993) e um livro (2013 e 2016) que lançam pistas sobre estas matérias:

https://www.camertola.pt/sites/default/files/Arqueologia%20medieval%202.pdf

http://www.santiagomacias.org/publi.php?livros


Sem comentários: