quarta-feira, 10 de agosto de 2022

FERNANDO CHALANA (1959-2022)

Estava, há tempos, gravemente doente e retirado da vida pública. Desapareceu hoje, aos 63 anos.

Lembro-me de o ver jogar quando fui assíduo do Estádio da Luz. Lembro-me de muitas tardes espantosas, e de quase ter pena dos defesas que tinha de defrontar. Num jogo, com o seu poder de drible, sentou várias vezes (de umas cinco me lembro...) um pobre defesa-direito, que já não sabia que fazer. Foi, muitas vezes, jogador a mais para a sua equipa. Perfeitamente genial. E de uma entrega que dava gosto ver.

A sua vida no topo acabou demasiado cedo. Nunca percebi - não é essa a minha área - se a gestão que foi feita do seu início de carreira foi a mais adequada. Começou a jogar na equipa principal aos 17 anos... 

Tornou-se um símbolo do Benfica e do futebol português. Parte demasiado cedo.

1 comentário:

Francisco Alvarinho disse...

Na época 74/75 vivia na Pontinha e, mesmo sendo sportinguista, ia vê-lo aos sábados à tarde, com entradas grátis para os degraus de pedra do Estádio da Luz, ainda nos juniores, sem caneleiras e de meias caídas numa fabulosa equipa onde os centrais eram o Zuledo ( diziam as más linguas, que já teria 27 anos ) e o Alberto e na linha avançada o Cavungi.