terça-feira, 27 de setembro de 2022

MUSEU DE MÉRTOLA CLÁUDIO TORRES

Do site da Câmara Municipal de Mértola:

Museu de Mértola Cláudio Torres

Foi aprovada por unanimidade, em reunião de câmara, a atualização do Regulamento Interno do Museu de Mértola onde a alteração mais relevante está relacionada com a sua nova designação – Museu de Mértola – Cláudio Torres. Trata-se de uma merecida homenagem e reconhecimento por um trabalho de mais de 40 anos em prol da preservação e valorização do património do concelho de Mértola que tem forte expressão nos 14 núcleos do Museu de Mértola.

Do Museu, salienta-se o reconhecimento de um projeto museográfico verdadeiramente pioneiro quer na sua metodologia polinuclear e colaborativa, quer na sua estreita interligação com os processos de desenvolvimento do território, fazendo valer o património como fator decisivo para a criação de emprego, valor, economia, coesão e sustentabilidade. 

Tendo desenvolvido um importante trabalho científico na área do património cultural, nomeadamente nos domínios da arqueologia peninsular, da investigação histórica e da museologia, a valia do trabalho desenvolvido em Mértola pelo Prof. Cláudio Torres e equipa do Campo Arqueológico de Mértola, extravasou em muito, a dimensão deste concelho, revelando-se, fundamental para uma nova compreensão da historiografia portuguesa, e promotor do posicionamento e notoriedade de Mértola a uma escala global.

Que dizer em momentos assim? Raras vezes haverá tão grande e completa unanimidade. Ainda bem que assim é.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma grande obra, um grande homem.