A pergunta "porquê?" foi a única que me ocorreu ao saber que esta fotografia de Andreas Gursky (n. 1955) foi vendida em 2007 numa leilão da Sotheby's, em Londres, pela bonita soma de 3.346.456 USD (uns 2.263.804 € ao câmbio de hoje).
.
Ao olhar este supermercado, colorido como a sociedade de consumo em que vivemos, tenho a mesma sensação de claustrofobia e de opressão que senti ao ver Brazil, de Terry Gilliam. Só posso dizer que percebo a intenção de Andreas Gursky mas estou longe desse seu mundo (falo do conceito de imagem, não da sociedade de consumo...).
.
`É tudo consumo, até mesmo a fotografia. Faz todo o sentido o tamanho da fotografia. A escala é importante. Até mesmo no dinheiro. . .
ResponderEliminarLuzlimitada
è tudo uma questao de habito !
ResponderEliminarSe calhar nao vais é com muita frequência ao supermercado.
A melhor maneira para nao nos abstrairmos, é fazer uma Lista das Compras. E respeita-la venha o que vir : promoçoes, degustaçoes e outros oes...
Fala uma ex-publicitaria em grande distribuiçao.
Quanto à fotografia de Andreas Gursky se tivesse muito dinheiro até era capaz de a comprar... Para pôr na parede da despensa !
Na parede da despensa? Uma fotografia de 2,07 m x 3,37 m? Mudaste-te para o Eliseu?
ResponderEliminar