quinta-feira, 22 de abril de 2010

PRINCÍPIO DO PRAZER

O hedonismo de Manuel Teixeira Gomes vai a par com esta pintura do grande Paul Cézanne (1839-1906), Les Grandes Baigneuses, um óleo que tomou forma entre 1898 e 1905. As datas são próximas do texto de Teixeira Gomes. O ambiente destas baigneuses é, contudo, menos sulfuroso que o registado na costa algarvia...
.
O quadro faz parte da colecção do Philadelphia Museum of Art.
.


à sua volta os pombos cor de lava
nos arabescos pretos do basalto
e gente, muita gente que passava
e se detinha a olhá-la em sobressalto

no seu olhar havia uma promessa
nos seus quadris dançava um desafio
num relance de barco mas sem pressa
que fosse ao sol-poente pelo rio

trazia nos cabelos um perfume
a derramar-se em praias de alabastro
e um brilho mais sombrio quase lume
de fogo-fátuo a coroar um mastro

seu porte altivo punha à vista o puro
princípio do prazer que caminhava
carnal e nobre e lúcido e seguro
com qualquer coisa de uma orquídea brava

e nas ruas da baixa pombalina
sua blusa encarnada era a bandeira
e o grito da revolta na retina
de quem fosse atrás dela a vida inteira.
.

.
Vasco Graça Moura

"Antologia dos Sessenta Anos"

1 comentário:

  1. O facto de evocares Teixeira Gomes trouxe-me à memória um texto fabuloso que ele escreveu, uma novela (Gente Singular), e que constitui o melhor retrato da sociedade algarvia, se bem que as figuras aí evocadas sejam um tanto diferentes

    Luís F. Oliveira

    ResponderEliminar