segunda-feira, 19 de julho de 2010

AO SOM DE WAGNER

Muito deste filme tem a ver com O coração das trevas, de Joseph Conrad. Tanto o livro como o filme apelam a um estranho onirismo da procura do desconhecido. Tal como El sur, de Borges. A contenção de Conrad tem um contraponto espantoso no barroquismo sem medida de Coppola. Esta cena do filme, que tenho entre os melhores da História do Cinema, é um verdadeiro achado. Coppola encena um ataque a uma aldeia vietcong ao som de um excerto da ópera A valquíria (1870). Não houve truques de computador nem artifícios de montagem. A cena levou semanas a filmar. Apocalypse now marcou o apogeu e o início de um certo ocaso de Coppola. Nos últimos 30 anos fez apenas 4 grandes filmes...
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Vale a pena ler a aventura de Conrad, embora a placidez europeia torne pouco compreensível o tom de mistério de O coração das trevas. É melhor ler o livro em Bissau que em Monte Gordo, mas à falta de melhor...
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Apocalypse now custa cerca de 15 euros. O coração das trevas menos de 14. Vejam em www.wook.pt

1 comentário:

  1. Ora aqui está um post que merecia muitos comentários, debates, controvérsia. Desde logo porque de uma penada remete para várias questões, assim a gente queira: a estética nazi; o cinema de Copolla e essa famosa cena do Apocalipse Now, que poderia ter sido encomendada por Goebbels; a música de Wagner reflecte o seu violento antisemitismo?; e pode associar-se ao nazismo, ou foi apenas aproveitada pela propaganda do Reich?; e a criaçao do "Heldentenor" - tenor heróico, -uma figura da mitologia germânica? - capaz de cantar e representar initerruptamente duas horas e meia, a sublimação da virilidade teutónica?
    E pode dissociar-se a arte de Wagner do seu militante antijudaísmo? E Celine, Ezra Pound?
    Enfim, a malta está de férias, eu sei, mas vá lá. ´
    Um abraço
    JCL

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