Muito deste filme tem a ver com O coração das trevas, de Joseph Conrad. Tanto o livro como o filme apelam a um estranho onirismo da procura do desconhecido. Tal como El sur, de Borges. A contenção de Conrad tem um contraponto espantoso no barroquismo sem medida de Coppola. Esta cena do filme, que tenho entre os melhores da História do Cinema, é um verdadeiro achado. Coppola encena um ataque a uma aldeia vietcong ao som de um excerto da ópera A valquíria (1870). Não houve truques de computador nem artifícios de montagem. A cena levou semanas a filmar. Apocalypse now marcou o apogeu e o início de um certo ocaso de Coppola. Nos últimos 30 anos fez apenas 4 grandes filmes...
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Vale a pena ler a aventura de Conrad, embora a placidez europeia torne pouco compreensível o tom de mistério de O coração das trevas. É melhor ler o livro em Bissau que em Monte Gordo, mas à falta de melhor...
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Apocalypse now custa cerca de 15 euros. O coração das trevas menos de 14. Vejam em www.wook.pt
Ora aqui está um post que merecia muitos comentários, debates, controvérsia. Desde logo porque de uma penada remete para várias questões, assim a gente queira: a estética nazi; o cinema de Copolla e essa famosa cena do Apocalipse Now, que poderia ter sido encomendada por Goebbels; a música de Wagner reflecte o seu violento antisemitismo?; e pode associar-se ao nazismo, ou foi apenas aproveitada pela propaganda do Reich?; e a criaçao do "Heldentenor" - tenor heróico, -uma figura da mitologia germânica? - capaz de cantar e representar initerruptamente duas horas e meia, a sublimação da virilidade teutónica?
ResponderEliminarE pode dissociar-se a arte de Wagner do seu militante antijudaísmo? E Celine, Ezra Pound?
Enfim, a malta está de férias, eu sei, mas vá lá. ´
Um abraço
JCL