No Público de hoje:
Uma lâmpada pode melhorar comportamentos e resultados escolares? Os adeptos do fosfenismo - que associa o pensamento à reacção à luz - acreditam que sim.
Os ecos chegaram à Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos de Arazede (freguesia rural do concelho de Montemor-o-Velho), que decidiu esta ano aplicar esta técnica alternativa, que não está aprovada pela autoridades de saúde, a alunos com dificuldades de aprendizagem e de comportamento.
Para a chamada conjugação fosfénica é preciso que o aluno se sente a curta distância de uma lâmpada e que a fixe durante curtos períodos de tempo. Depois apaga-se a lâmpada e surgem os fosfenos: manchas luminosas que variam de cor, de amarelo a azul. Os pensamentos que devem ser mobilizados em simultâneo são distintos consoante as disciplinas em que os alunos têm dificuldades. Se for Matemática, pensa-se numa fórmula, se for Português, numa palavra ou numa construção gramatical, etc.
A escola suspendeu ontem o projeto, que é francamente alternativo. É pena, porque assim ficamos sem saber se resulta ou não. Se não resulta, é uma barraca. Mas se resulta, lá vai a Pedagogia para o galheiro. Ficar na dúvida é uma coisa terrível.
Uma lâmpada pode melhorar comportamentos e resultados escolares? Os adeptos do fosfenismo - que associa o pensamento à reacção à luz - acreditam que sim.
Os ecos chegaram à Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos de Arazede (freguesia rural do concelho de Montemor-o-Velho), que decidiu esta ano aplicar esta técnica alternativa, que não está aprovada pela autoridades de saúde, a alunos com dificuldades de aprendizagem e de comportamento.
Para a chamada conjugação fosfénica é preciso que o aluno se sente a curta distância de uma lâmpada e que a fixe durante curtos períodos de tempo. Depois apaga-se a lâmpada e surgem os fosfenos: manchas luminosas que variam de cor, de amarelo a azul. Os pensamentos que devem ser mobilizados em simultâneo são distintos consoante as disciplinas em que os alunos têm dificuldades. Se for Matemática, pensa-se numa fórmula, se for Português, numa palavra ou numa construção gramatical, etc.
A escola suspendeu ontem o projeto, que é francamente alternativo. É pena, porque assim ficamos sem saber se resulta ou não. Se não resulta, é uma barraca. Mas se resulta, lá vai a Pedagogia para o galheiro. Ficar na dúvida é uma coisa terrível.
Sou míope e sensível a luz. Teria mais dor e incomôdo do que aprendizagem. As crianças aprendem, se quem ensina tiver amor a profissão e for devidamene capacitado.Talvez não sejam necessárias estas complicações,embora todo esforço, no sentido de melhorar uma situação, seja válido.
ResponderEliminar