Mangez
Les cailloux qu'un pauvre brise,
Les vieilles pierres d'église,
Les galets, fils des déluges,
Pains couchés aux vallées grises !
Les cailloux qu'un pauvre brise,
Les vieilles pierres d'église,
Les galets, fils des déluges,
Pains couchés aux vallées grises !
Esta fotografia, já antiga (1993), de James Nachtwey, é das mais violentas e incompreensíveis que jamais vi. Que papel é aquele que o homem a morrer à fome, durante uma das cíclicas secas no Sudão, recebe ou entrega? Que papel, Deus meu? E para quê?
As palavras do poema de Rimbaud têm um contexto diferente, mas a sua sonoridade parece-me ter a ver com aquele momento. Inferno é o título de um livro de Nachtwey. Uma denúncia da primeira à última página. Ainda há exemplares à venda na Amazon (102 dólares).
Por que eata imagem tão triste? Este corpo está acabado, mas há corpos sãos, movidos por almas tão cheias de fome, como diz o poema.
ResponderEliminarEsta fotografia foi capturada num centro de distribuição de alimentos, como Nachtwey fez questão de salientar (talvez para não se submeter às críticas de que foi alvo Kevin Carter com a sua fotografia da menina e o abutre). Por isso não me impressionava se esse papel fosse algum tipo de burocracia (recenseamento???) aos muitos "cadáveres" que se deslocavam a esses centros.
ResponderEliminarCaro Wilson
ResponderEliminarSei em que circunstâncias a fotografia foi feita. O que espanta é aquele detalhe do papel. É, de certeza, e como você bem nota, algum tipo de burocracia. Um recenseamento é fundamental, para quem está a morrer à fome...
SM
A primeira impressão que tive, o primeiro palpite que daria sobre o papel, seria o de um tipo de panfleto de igreja. Por que é bem a cara de alguns, veja bem, alguns, religiosos esta hipocrisia de dar religião a quem precisa de comida. Mas o negócio da burocracia pode bem ser a opção mais provável. Espero que seja esta mesmo...
ResponderEliminarachei uma outra explicação para aquilo na internet, nesta descrição de uma foto:
ResponderEliminar"Vítima da fome recebe um saco de sais de re-hidratação oral. Sudão, 1993"
é um sachê de sais de re hidratação...