Faça-se luz. A obra de valorização dos espaços públicos da Mouraria de Moura está praticamente terminada. O projeto, da autoria de Pedro Guilherme e Sofia Salema, teve um percurso de avanços e paragens. Até ao decisivo momento do arranque. A iluminação já está a funcionar, dando às paredes e às ruas um ar simpático e renovado.
A Mouraria é um conjunto classificado de três ruas, um largo e uma travessa. Remonta ao século XIII, altura em que nesta zona, no exterior das muralhas, se começou a construir um bairro destinado a albergar a população entretanto expulsa do castelo.
É uma das zonas mais populares e acolhedoras da cidade. Por isso se lhe deu particular atenção no âmbito das Parcerias para a Regeneração Urbana (335.000 €, dos quais a Câmara Municipal pagou apenas 50.000). Um processo difícil e que vai sendo concretizado, com esforço e persistência.
O "dossiê Mouraria" ficará encerrado no final da próxima semana. Será pretexto para uma pequena celebração. Os moradores do bairro merecem isso.
Está muito bem conseguido. espero que traga melhor qualidade de vida aos residentes.
ResponderEliminarDe assinalar que este é o ano de todas as maravilhas. (é uma farpazinha amiga) mas de certeza que concorda... Abraço.
SÓ FALTA UMA "MOURA ENCANTADA" ASSOMAR A UMA JANELA.BAIRRO DE GENTE "PROSCRITA", NOUTROS TEMPOS COMO É ÓBVIO.BAIRRO A MERECER AINDA UMA MAIOR DINAMIZAÇÃO CULTURAL TENDO EM LINHA DE CONTA AS SUAS ORIGENS REMOTAS.
ResponderEliminarCaro Nuno Roxo
ResponderEliminarO ano de todas as maravilhas? Claro que não levo mesmo nada a mal a ferroada. Mas é imprecisa. Basta dar uma vista de olhos ao blogue. Neste ano há atividade intensa, como em todos os outros. Inaugurações? Também. Tal como em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012. O concelho não pára. Eu, mais modestamente, também não gosto de estar parado.
ferroada não! farpazinha amiga. não o tenho por corta fitas e admiro o seu trabalho, mas nestas alturas é tão bom uma farpa! ainda deve ser cedo pois daqui a uns meses um comentário destes dá direito a uma mão cheia de comentários, abraço.
ResponderEliminarok
ResponderEliminarabraço