Teve ontem lugar, em pleno Museu Regional, uma sessão da Assembleia Distrital de Beja.
Há dois temas sobre a mesa:
* O património imobiliário
* O pessoal e o Museu Regional
Quanto ao primeiro, a decisão que se tomou (21 votos a favor, 8 abstenções e 2 votos contra) foi a de doar o património imobiliário à CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo).
A resolução do segundo assunto depende do texto da lei que vier a ser aprovada no próximo dia 2 de abril. Nesse mesmo dia, será por mim convocada uma sessão extraordinária da Assembleia Distrital, tendo em vista a apresentação de uma proposta que permita resolver a situação laboral dos trabalhadores da ADB. Em diversas ocasiões tenho defendido que a solução mais adequada seria passar o Museu, de forma faseada, para a posse da Câmara Municipal de Beja. Outra alternativa é o Museu ser assumido pela CIMBAL. A menos que haja ainda outra hipótese que, neste momento, não vislumbro...
As próximas semanas prometem ser animadas.
Se a ideia é encontrar ideias todos os que trabalhamos no património da região temos obrigação de ter ideias, de as partilhar e, sobretudo de as colocar em prática.
ResponderEliminarEis uma oportunidade para redefinir o Museu Distrital de Beja e congregar os fabulosos espólios exumados na última década no âmbitos dos trabalhos do Alqueva. Muitos desses espólios batem aos pontos o que existe no Museu Nacional de Arqueologia.
ResponderEliminarVotos de sucesso!
E o património móvel? Onde colocaram os andores?
ResponderEliminar