Creio que o mesmo princípio e a mesma lógica se pode aplicar à pintura. Os cânones do maneirismo, os de Rubens em particular, só recentemente conheceram uma estrondosa recuperação, através da paleta de Lucian Freud (n. 1922). Sim, é neto do outro Freud.
Os temas da sua pintura estão, com frequência relacionados com as pessoas que o rodeiam (os amigos, os colegas pintores, a familia, as amantes, as crianças). Para usar as suas próprias palavras: "Os temas são autobiográficos; tem tudo, na verdade, a ver com esperança e memória e sensualidade e envolvimento".
Curiosamente Freud afirma que "Pinto as pessoas não pelo que elas parecem, não exactamente pelo que elas são, mas como elas deveriam ser."
Sue Tilley, a mulher que retratou em meados dos anos 90, foi protagonista de diversos quadros. A nudez surge aqui em todo o seu cru realismo, com pontos de contacto com a obra de Paula Rego. E o excesso de peso de Sue Tilley, hoje uma pacata funcionária pública, ganhou contornos estéticos, ao ponto de em vários locais, se lhe ter chamado Mona Lisa do século XXI.
É a mais cara transacção de sempre envolvendo uma obra de um artista vivo.
Foto recente de Sue Tilley, antiga modelo de Freud.
Nem Lucian Freud nem Sue Tilley têm página web. A da Christie's é:
Recomenda-se também uma vista de olhos pela página da Tate: http://www.tate.org.uk/britain/exhibitions/freud/
Uma sondagem realizada pelo Centro de Sondagens da Universidade Católica dá a vitória ao Partido Socialista na eleições europeias (9 deputados), com mais um deputado eleito que o PSD (8).
ResponderEliminarCDU e Bloco de Esquerda igualam o resultado, com dois deputados cada, enquanto o CDS elege apenas um deputado.
Os resultados são os seguintes:
- PS 34%
- PSD 32%
- CDU 11%
- BE 9%
- CDS 4%
- MEP 2%
Mas onde é que estão as "banhas" nesse comentário à grande farra.
ResponderEliminarNão estão, efectivamente. Foi entusiasmo do comentador e boa vontade minha...
ResponderEliminarLogo mais à noite colocarei todas as sondagens disponíveis no blogue.
Amigo JTR (apesar de "anónimo")
ResponderEliminarO seu comentário não tinha mesmo a ver com isto...