No site da Rádio Voz da Planície:
PCP: Apresentado projecto de resolução sobre serviço intercidades
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República, um Projecto de Resolução sobre a manutenção do serviço intercidades Beja-Lisboa-Beja. O documento foi rejeitado pelos votos contra do PS e as abstenções do PSD e CDS/PP.
Os votos contra do PS, incluindo os dos deputados Luís Pita Ameixa e Conceição Casanova eleitos pelo distrito de Beja, e as abstenções do PSD e CS/ PP, rejeitaram um Projecto de Resolução apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP e votado na passada sexta-feira na Assembleia da República, que “defende a manutenção do serviço intercidades, Lisboa-Beja e Lisboa-Évora e reclama a sua qualificação em termos de oferta e adequação de horários". (fim de citação)
Será que percebi bem? O PCP apresentou uma uma proposta defendendo a manutenção do intercidades Lisboa-Beja e o PS votou contra? Os srs. deputados baixo-alentejanos (como eles gostam de dizer) Pita Ameixa e Conceição Casanova, do PS, votaram contra essa manutenção. Contra? Porque será? E se a linha fosse Lisboa-Baixo Alentejo votariam a favor?
Fotografia no blogue: http://texasselvagem.blogspot.com. Ia jurar que é a estação do Barreiro...
Automotoras como esta tiveram uma longa vida nas linhas férreas do sul. Em segunda classe havia bancos de madeira e um inconfundível cheiro a gasóleo. No Ramal de Sueste chegavam a atingir uns estonteantes 70 kms/hora. A estrutura rangia toda e ficávamos com a sensação que a automotora ia descolar em direcção aos céus. Ainda não se falava no Beja International Airport, claro.
Vale a pena ler o que Luís Maneta escreveu hoje no A Cinco Tons (v. aqui).
Juras bem. É mesmo a Estação do Barreiro.
ResponderEliminarCom estas boas ideias só falta mesmo um belo aumento nos preços dos bilhetes. Basta justificar que se tratam de peças de museu e que o aumento é para ajudar ao restauro...uma espécie de passeio turístico.
ResponderEliminarO PCP apresentou uma uma proposta defendendo a manutenção do intercidades Lisboa-Beja e o PS votou contra?
ResponderEliminarQue atitude "estranhísssima" vinda de quem vem...tanto o Pita Ameixa como a Conceição são tidos por si próprios como gente "amicíssima" do Alentejo. Não teria havido aí desinformação? Não será melhor dar um toque ao Teixeira Correia e ver se não é engano?
Lollllll
"Os deputados do PS eleitos por Beja, Pita Ameixa e Conceição Casa Nova, manifestaram hoje apoio a "todas as iniciativas da sociedade civil que visem defender os interesses e direitos de Beja", numa alusão ao alegado fim dos comboios Intercidades em Beja. Mas recusam a possibilidade de haver qualquer boicote às eleições presidenciais.
ResponderEliminarSegundo Luís Pita Ameixa, as ligações ferroviárias a Beja "devem cumprir todos os requisitos de qualidade e segurança e devem providenciar várias ligações diárias, de ida e volta, de forma a garantir o maior número de alternativas horárias de deslocação, tanto quanto seja possível"
Os deputados socialistas asseguram que "têm acompanhado sempre o processo de modernização da linha ferroviária do Alentejo" e consideram que as obras em curso "são relevantes a vários títulos e não podem ser desconsiderados".
Neste enquadramento, Pita Ameixa sublinha que "tem havido acompanhamento e diálogo com as autarquias que representam as populações mais directamente abrangidas" e, por outro lado, adverte que o assunto "não deve ser confundido com outras matérias políticas como o acto eleitoral para a escolha do Presidente da República", numa óbvia condenação à proposta defendida por alguns sectores de haver um boicote ao acto eleitoral de domingo.
Recorde-se que a Associação de Defesa do Património de Beja admitiu boicotar as presidenciais de domingo, apelando à abstenção ou ao voto em branco, em protesto contra o alegado fim das ligações directas de comboio Intercidades entre Beja e Lisboa".
in correio do alentejo
Não percebi agora a notícia enviada pelo Anónimo das 11:49...
ResponderEliminarAfinal o Ameixa e a Nova são a favor ou não da manutenção do intercidades Lisboa-Beja??
Caro AMC
ResponderEliminarO que se diz no CA:
Segundo Luís Pita Ameixa, as ligações ferroviárias a Beja "devem cumprir todos os requisitos de qualidade e segurança e devem providenciar várias ligações diárias, de ida e volta, de forma a garantir o maior número de alternativas horárias de deslocação, tanto quanto seja possível"
não implica a manutenção do intercidades. Qq automotora pode dar resposta ao que diz o ilustre Deputado da Nação... Aquilo é politiquês e demagogia em toda a linha.
Automotora?
ResponderEliminarTemos é que saber é o que significa;todos os requisitos de qualidade e segurança que devem providenciar várias ligações diárias, de ida e volta, de forma a garantir o maior número de alternativas horárias de deslocação...Existem mais soluções para além da Automotora....Basta ser um habitué do transporte ferroviário para saber quais as opoções.....
Ao anónimo das duas e doze:
ResponderEliminarEu sou um habitué do transporte ferroviário e sou todo ouvidos a sugestões.
Pelo menos quando haviam as automotoras até Moura, haviam uma ou duas (já não me lembro bem, era miúdo) diárias. E hoje não há.
O que hoje há é a desactivação de boa parte das linhas que asseguram ou, asseguravam ligações ao interior do país e hoje há zero!
Ah, perdão, há uma linha de TGV que se quer construir no litoral, que não vai ser de todo rentável e que serve os interesses de quem não se percebeu bem ainda quem.
De modo que venha a automotora, o comboio a carvão ou a carruagem puxada a burros (até estão em vias de extinção, apesar de não parecer, na volta até era uma boa idéia), mas que venha qualquer coisa!
Seja ao Alentejo, seja a Trás-os-Montes, mas que volte.