Foi declarada a extinção oficial do rinoceronte negro da África Ocidental.
"O rinoceronte negro da África ocidental (Diceros bicornis longipes) é declarado extinto e o rinoceronte branco da África central (Ceratotherium simum cottoni) possivelmente extinto na natureza. “A falta de apoio político às medidas de conservação em muitos dos habitats dos rinocerontes, a actuação do crime organizado e a procura cada vez maior de chifres conduziram a esta situação”, disse ontem a UICN (União Mundial para a Conservação) em comunicado, aquando da apresentação da nova lista. Nos últimos anos, o tráfico ilegal dos chifres destes animais empurrou para níveis recorde a quantidade de rinocerontes abatidos." (Público on-line).
Este facto é uma tragédia. A juntar às muitas outras tragédias de África. E fazem parte do mesmo sistema. Quem tiver visto ontem o programa da RTP2 O segredo das sete irmãs entenderá melhor o que escrevo. A exploração dos recursos africanos e as vários neo-colonialismos não dizem respeito apenas aos outros. São problemas nossos, também.
O "Segredo das Sete Irmãs" devia ser passado no canal 1, em horário nobre. Também deviam ser distribuídas cópias nas escolas do 3º ciclo e secundárias para que os alunos conhecessem a história e a debatessem. Porque é que isto não acontece? Porque, ao contrário do rinoceronte, a hipocrisia, a mentira e a manipulação estão longe, muito longe da extinção.
ResponderEliminarJC
100% de acordo.
ResponderEliminar