Dia cinéfilo. Com o trailer de O sargento negro (Sergeant Rutledge), de 1960. É o melhor filme de John Ford? Nem por sombras. Mas a história, sobre um militar negro falsamente acusado de violação e assassinato, que acaba denunciando o preconceito e o racismo, tem interesse e não perdeu a atualidade.
Depois, há outro "detalhe": todos os filmes de Ford são bons (parto desse princípio, não os vi todos; falo por crença quase religiosa), há muitos que são excecionais.
O trailer é curioso, porque tem algumas grandes das grandes imagens do cinema fordiano. Incluindo o Monument Valley e a música. Com um pouco de sorte a RTP2 um dia destes volta a passá-lo. Enquanto a RTP2 resistir aos ímpetos do ministro burgesso e aos seus assessores especializados em ciência política.
Aqui se chamou "Audazes e Malditos" e eu assisti só a uma parte, na TV. Lembro de "No tempo das diligências" Dirigido por John Ford. John Wayne era Ringo Kid. Eu e meus primos adorávamos as cenas em que os índios perseguiam a diligência e depois de um tempão chegava a Cavalaria. O pior é que torcíamos pelos índios.
ResponderEliminar"No tempo das diligências", no Brasil; "A cavalgada heróica", em Portugal.
ResponderEliminarUi ui ui, Dr. Santiago!!! De diligência é que não! A não ser que Moisés abra caminho :))
ResponderEliminarAcho que vi o Sargento Negro umas três ou quatro vezes e nunca me aborreci. Muito bom.
ResponderEliminarA propósito de diligências, me lembrei de uns bonequinhos que vinham (há séculos) em achocolatados. Os meninos trocavam os soldados da cavalaria por indios. Nós formamos uma tribo imensa. Havia cavalos e carroças. Era muito divertido.Bricávamos por horas. Em nossa brincadeira os indios venciam sempre.
ResponderEliminar