Não é a primeira vez que estas extraordinárias peças são mostradas no blogue (v. aqui). Fazem parte da minha escolha pessoal para um percurso pelo Museu de Moura.
A figuração é simples: a peça é marcada pela presença central de uma rosácea de laçaria ladeada por duas figuras humanas (numa das faces é apenas visível uma delas). Os círculos das rosáceas eram desenhados a compasso, sendo depois as figuras esboçadas a tinta ou com traços de manganés com um pincel, preenchendo-se o resto com pigmentos.
Há paralelos para as representações nas cerâmicas de Murcia e de Ceuta. Os painéis, que revestiam uma pequena arca em madeira, datam de finais do século XII ou inícios do século XIII.
A figuração é simples: a peça é marcada pela presença central de uma rosácea de laçaria ladeada por duas figuras humanas (numa das faces é apenas visível uma delas). Os círculos das rosáceas eram desenhados a compasso, sendo depois as figuras esboçadas a tinta ou com traços de manganés com um pincel, preenchendo-se o resto com pigmentos.
Há paralelos para as representações nas cerâmicas de Murcia e de Ceuta. Os painéis, que revestiam uma pequena arca em madeira, datam de finais do século XII ou inícios do século XIII.
Lindo! Está em minha coleção.
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