E vão 13. Última volta. Amanhã estarei em Mourão, para falar sobre este projeto. E para continuar a divulgar a obra de Duarte Darmas. A 14ª paragem será, provavelmente, a derradeira e terá lugar em Oeiras.
terça-feira, 31 de outubro de 2023
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
BAB SHARQI
Damasco, 2003.
Junto à porta oriental da cidade velha estão uma igreja e um minarete. A imagem simboliza bem o Oriente de outrora. Tenso e de confronto, mas com uma permanente necessidade de diálogo.
Ou não aprendemos nada ou já esquecemos quase tudo.
domingo, 29 de outubro de 2023
PERGAMON, 2037...
O Pergamon vai fechar. Reabrirá daqui a 14 anos, em 2037. Não é a primeira vez que trabalhos desta envergadura se concretizam. O Neues Museum esteve fechado ao público entre 2003 e 2009. A Neue Pinakothek, em Munique, fechou em 2019 e só reabrirá em 2027.
Visitei o Pergamon em duas ocasiões, com o privilégio de serem sessões de trabalho, que me permitiram ter acesso a sítios vedados ao público. 2037? Terei 74 anos, se lá chegar. O Pergamon torna-se-me uma miragem.
Foi um dos museus que me causou maior impacto. Cinco peças num só sítio:
O Altar de Pérgamo, que dá nome ao museu;
A fachada do palácio de Mshatta;
A porta do mercado de Mileto;
A porta de Ishtar;
A sala de Alepo.
Não vou aqui comentar os debates coloniais, pós-coloniais e pós-pós-pós coloniais. A única coisa que sei é que no dia em que os wokistas de todas as castas "mandarem nisto" vamos ter o deserto como paisagem obrigatória...
FILMES OUTONAIS
Recordação de "tentações fílmicas" pessoais. Quase sempre no outono.
2013 - Moita Macedo, pintor e poeta na revolução
2015 - Chegar a casa
2018 - A festa, pá!
2022 - Duarte Darmas, do cálamo ao drone
Ficção. Estreado em 20 de maio de 2015 no Festival Islâmico de Mértola. Participou em dois festivais internacionais de cinema (em Cabo Verde e em Portugal). Colocado no youtube no dia 31.01.2017 - 407 visualizações.
sábado, 28 de outubro de 2023
ÚLTIMA DA TEMPORADA
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
E POR FALAR EM PRIMITIVOS PORTUGUESES...
... aqui se recorda a figura de São Teotónio (1082-1162), que foi o primeiro santo da Igreja portuguesa. O quadro que o representa está no Museu Nacional de Arte Antiga. Uma estátua de São Teotónio, da autoria de Leopoldo de Almeida, está no Panteão Nacional.
E AFINAL, O AUTOR É...
Não tenho conhecimentos sobre o período artístico em questão.
O Museu do Louvre comprou a um galerista luso-francês uma Ressurreição de Cristo até aqui atribuída a Diogo de Contreiras. O quadro foi comprado pelo galerista por 100.000 euros e agora revendido por um montante não revelado. O galerista afirma que os autores da obra são Garcia Fernandes e Cristõvão de Figueiredo e não Diogo de Contreiras.
Diz o galerista, citado pelo "Público" que, "com base no posterior trabalho de investigação realizado nos melhores ateliers de restauro de Paris, com as técnicas mais sofisticadas de reflectografia, que permitiram, por exemplo, “observar as hesitações do desenho de base, nervoso e dramático, pela mão de Cristóvão de Figueiredo, um artista chave nos primitivos portugueses”.
Afinal, que documentação sustenta uma e outras atribuições? Afinal, quem tem razão? Quem é o autor (ou autores) da obra?
quarta-feira, 25 de outubro de 2023
GUTERRES E A PALESTINA
António Guterres é um homem de inteligência superior. Um político dos corredores do poder e pouco dado às ações de rua e a contactos populares. É alguém que não se deixa embarcar em emoções do momento. Cada ideia, cada palavra é pensada com cuidado e tem objetivos claros. O que disse no outro dia a propósito da Palestina foi tudo menos um improviso e um discurso de coração nas mãos.
António Guterres teve razão no que disse? Teve toda a razão. A começar pela condenação ao Hamas.
Vai por aí um vendaval de pedidos de demissão e de atitudes surpreendentes das autoridades israelitas. Sunak exige que Guterres recue nas suas opiniões. Curioso, para dizer o mínimo, é o silêncio americano quanto às posições do SG da ONU.
terça-feira, 24 de outubro de 2023
ORIENTALISMO(S)
A inspiração para o texto de hoje veio direitinha da aula do meu amigo João Luís Fontes, em que tive o prazer de participar. Os orientalismos e os mitos do oriente como primeira armadilha na análise histórica...
Foi, certamente, o orientalismo, na vertente decifrada por Edward Saïd, que esteve nos olhos da célebre dupla Lenhnert e Landrock. A loja deles ainda existia, há uns anos, no Cairo...
Esta bela imagem de uma não menos bela jovem sugere-me as palavras de um conhecido poema de Ibn Ammar:
É uma gazela que olha com narcisos estende açucenas
sorri com margaridas
As suas arrecadas fazem-me sinais e as braceletes
estendem a orelha para escutar a melodia do seu cinturão.
(versão - António Borges Coelho)
segunda-feira, 23 de outubro de 2023
MANUEL GOMES DA COSTA
Terminou há pouco, na RTP2, um programa sobre um arquiteto pouco conhecido do grande público: Manuel Gomes da Costa (1921-2016). Fiz alusão a uma obra dele, aqui no blogue, no ano de 2009: https://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2009/07/cidade-do-iluminismo.html
O que me levou a recordar este bloco habitacional, na Rua Catarina Eufémia, em Vila Real de Santo António. Lembro-me que as portas da rua corriam lateralmente, em vez de "abrirem", como quase sempre acontece. Será projeto do mesmo arquiteto?
domingo, 22 de outubro de 2023
O TAL CANAL
40 anos já lá vão. Foi a grande revolução no humor em Portugal. No bisonho País de então (sim, anda era bastante bisonho...) O tal canal fez a grande diferença. Na semana seguinte, os sketches eram comentados nos corredores da Faculdade. Houve expressões e dichotes (não me chame condenssa que me põe tensa, crise quatre-vingt quatre, imensa paprika etc.) que se tornaram usuais naquele início do 3º ano em que andávamos.
Saudades? Não. Nostalgia? Um pouco, sim.
NIPPON
Dias nipónico, entre as estampas japonesas na Gulbenkian (com Katsushika Hokusai a chamar sempre a atenção) e Puccini, com um minimalista e magnífico 1º ato de Madame Butterfly.
Dias tranquilos, ao ritmo dos cenários das estampas e da ópera. Preparando 2024 e o que aí vem.
sábado, 21 de outubro de 2023
SABRA E CHATILA - 16.9.1982, LEMBRAM-SE?
Esta obra de António "foi inspirada pelo horror dos massacres ocorridos no dia 16 de Setembro de 1982 nos campos de refugiados palestinos de Sabra e Chatila, a sul de Beirute, em que, cumprindo ordens de Israel, que invadira o Líbano e controlava Beirute, a Falange, uma milícia libanesa cristã comandada e armada por Israel, entrou nos campos e entregou-se a uma matança selvática, enquanto soldados israelitas controlavam o perímetro dos campos, e durante a noite disparavam foguetes luminosos para ajudar a acção dos criminosos falangistas". (no site do MPPM).
O MEDO, SEM LIMITES
O cartoon de Steve Bell não é original - trata-se, assumidamente, de um cover de outro desenho - nem sequer é muito bom. Steve Bell foi despedido. A web summit - um evento que sigo apenas à distância - vai ser boicotado por causa de posições tomadas pelo seu organizador.
O medo instala-se assim. A auto-censura também. A liberdade de expressão é limitada todos os dias, de forma insidiosa, cada vez mais forte. Para dizermos todos o mesmo. Gregariamente. Dias de medo desenham-se, cada vez de forma mais nítida.
sexta-feira, 20 de outubro de 2023
20.10.2013, às 16:25
Faz agora dez anos que tomei posse no cargo mais decisivo da minha vida. E nem posso dizer que tenha tido uma vida profissional monótona ou pouco variada.
A intervenção foi curta (talvez uns 12 minutos), como gosto de fazer neste tipo de ocasiões. Repetiria, hoje, cada palavra. Seguiram-se quatro anos frenéticos.
20/10/2013 - 16:25
quinta-feira, 19 de outubro de 2023
NOME DE RUA
É um fado muito bonito, que vi/ouvi no outro dia, no Museu do Fado. A gravação é de uma televisão brasileira e data de 1971.
Alain Oulman e David Mourão Ferreira. E Amália, bem entendido.
quarta-feira, 18 de outubro de 2023
MÁSCARA N°. 15: TATE MODERN
Esta não é uma máscara na paisagem. A obra intitula-se Sun-Man-Face II, data de 1976 e é do artista húngaro Imre Bak (1939-2022). Está na Tate Modern, em Londres.
Na legenda da peça: "this work's titles suggests three different ways to interpret the composition. Together, the three words also invite reflection on the relationship between humanity and nature". A primeira frase entende-se, a segunda nem por isso.
terça-feira, 17 de outubro de 2023
BENFICA TV
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
ORA, ELE FAZ GRAVURAS...
Dia 19 vai ser dia de ir dar um abraço ao Luís Afonso. E de marcar presença na nova exposição temporária dele.
O convite partiu do meu amigo João Alpuim Botelho, diretor do Museu Bordalo Pinheiro. Lemos no site do museu:
No próximo dia 19 de outubro, pelas 18h00, o Museu Bordalo Pinheiro inaugura a exposição Ora, faço gravuras, de Luís Afonso.
O cartoonista português, conhecido autor de Bartoon (Público) e de Barba e Cabelo (A Bola), traz até ao museu um conjunto de cartoons, publicados ao longo das últimas décadas, dedicados aos museus, ao património e à cultura.
Luís Afonso anda há muitos anos a divertir-nos com os desenhos que publica no jornal Público e nós escolhemos os que se relacionam com a vida cultural para esta exposição.
Com este tema, nada melhor para inaugurar a exposição do que uma conversa entre Luís Afonso e dois dos seus amigos que dirigem grandes instituições culturais: Joaquim Caetano (Museu Nacional de Arte Antiga) e Santiago Macias (Panteão Nacional).
No fim ainda vamos brindar com um copo de vinho Diálogo, da Niepoort, com o rótulo desenhado pelo Luís Afonso.
Mais em https://museubordalopinheiro.pt/expo/ora-faco-gravuras/
domingo, 15 de outubro de 2023
REDES SOCIAIS E ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Coisas das redes sociais...
Escrevi um curto texto, elogiando a atitude de uma tripulação da TAP. O meu amigo José Guedes difundiu-o numa página do Facebook.
Resultado: mais de 7500 reações (maioritariamente positivas), mais de 800 comentários (idem), mais de 600 partilhas.
Ainda há coisas que me espantam...
CONCELHO DE GAZA
A Faixa de Gaza seria, em termos de área, o 84º. concelho português. Com os seus 365 km2, estaria entre Alter do Chão e Redondo. Nesse espaço sobrevivem, em condições infra-humanas, 2.375.000 pessoas. É o equivalente à soma dos habitantes de Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais, Loures, Braga, Almada e Matosinhos (!).
Ao terrorismo do Hamas, responde Israel com uma retaliação genocida.
Netanyahu garante que vai acabar com o Hamas. Faz lembrar Kaúlza de Arriaga que jurava que iria acabar com a Frelimo. As televisões portuguesas não conseguem produzir UMA só peça decente de informação. Basta assistir às "reportagens" de Henrique Cymerman...
sexta-feira, 13 de outubro de 2023
WEB SUMMIT 2023, DAQUI A UM MÊS
É daqui a um mês.
O cartaz nas redes sociais apresenta, em bom destaque, o Panteão Nacional. ESTA publicidade é bem-vinda.
quinta-feira, 12 de outubro de 2023
XII: BARRANCOS
quarta-feira, 11 de outubro de 2023
CÁ, AS ELITES GOSTAM DAS ARTES
AMÍLCAR GUERRA, ÚLTIMA AULA
A recordação mais antiga que tenho do Amílcar é de 1984 ou de 1985. Ele e o Carlos Fabião mostravam, no átrio da Faculdade, uma planta (de uma escavação?) ao prof. João Castro Nunes. Muitas vezes me cruzei, depois disso, com o Amílcar. Um excelente historiador e arqueólogo e um homem fraterno e leal. A prolongada ovação que culminou a sua última aula diz bem da estima de que goza entre os seus pares. Foi, para mim, um prazer ouvir aquela dissertação sobre a(s) Lusitânia(s), enquanto pensava "os meus alunos deviam estar a ouvir esta aula".
Não estou na fotografia porque fiz de repórter. Mas não podia mesmo falhar aquela última aula.
terça-feira, 10 de outubro de 2023
TP 1369 - 9.10.2023
segunda-feira, 9 de outubro de 2023
MÁSCARA N°. 14: LONDRES
domingo, 8 de outubro de 2023
GAZA
Beatificamente, o Governo Português descobriu onde fica Gaza. E condena os 300 mortos israelitas. Eu também condeno.
Gostaria de ver o Governo Português condenar a chacina diária de palestinianos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
Gaza foi o tema do 16°. post deste blogue, em dezembro de 2008... A situação era trágica. Nada mudou. O quotidiano dos palestinianos é de sufoco.
A fotografia é de Larry Towell. Não é necessária legenda. Quem quiser informação basta fazer uma rápida pesquisa na net.
sábado, 7 de outubro de 2023
NO DIA DO CASAMENTO EM MAFRA...
... há portugueses que, fora de portas, fazem coisas extraordinárias e que merecem a nossa admiração e o nosso respeito.
Como Marcelino Sambé.
sexta-feira, 6 de outubro de 2023
ALEPO - 20 ANOS
A fotografia tem exatamente 20 anos (6.10.2003). Foi feita na cidadela de Alepo. Várias vezes olhei para ela, angustiado, pensando no estado em que a cidade ficou, depois das guerras e do terramoto. Como estará a cidadela? O que terá acontecido à jovem?
quinta-feira, 5 de outubro de 2023
OUTRAS FOTOGRAFIAS: SÉRGIO SANTIMANO
Mea culpa.
Ao fim de tantos anos, só agora me dou conta que nunca publiquei uma só fotografia de Sérgio Santimano. Repara-se a falha, em dias de pausa. Grande fotografia a partir das terras de África.
quarta-feira, 4 de outubro de 2023
LXIII - CRÓNICAS OLISIPONENSES: RÁDIO RENASCENÇA
Todos os dias passo junto à Rádio Renascença, que não é bem olisiponense, em boa verdade. Há dias encontrei este velho cartaz. Quem não conhecer a história dos anos 1974/75 pensará que isto é um delírio. Na verdade, era quase.
Engraçado mesmo é ver onde andam os ultra-radicais de esquerda desses dias...
terça-feira, 3 de outubro de 2023
DUARTE DARMAS: MAIS DE 2.500 X
O filme ultrapassou as 2.500 visualizações, só no youtube. Mais motivos de satisfação, num projeto que tem a meta à vista.
O balanço final será feito até ao final de março de 2024.
Para ver o filme: https://www.youtube.com/watch?v=5OZoMTDVFUA
segunda-feira, 2 de outubro de 2023
ERA UMA VEZ O CARMO...
2012... 2016... 2017... 2019... 2022... ERA UMA VEZ O CARMO...
Quando iniciei a minha carreira de vereador na Câmara de Moura, em 2005, disse ao meu amigo José Pisa (várias vezes temos falado disso) “quando terminar o processo dos Quartéis dar-me-ei por satisfeito e poderei ir-me embora”. Afinal, não foi bem assim, muitas outras intervenções tiveram lugar, e as equipas que tive o gosto de integrar levaram muitos projetos até ao fim.
Fui, ao longo dos anos, escrevendo sobre a necessidade de se resolver o problema do Convento do Carmo. Em 2012, disse isto: “o Convento do Carmo vai ser um hotel? É das possibilidades, mas não a única. Depois de cometida a inacreditável estupidez de se ter de lá tirado o centro de saúde é preciso adequar o espaço a novas funções. Por favor, poupem-me a modelos de gestão do género “centro cultural”, “universidade”, “museu” etc. Façam-se contas, veja-se o País em que vivemos e calculem-se futuras amortizações antes de se fazerem propostas”.
Em 2016, acrescentei: “porque não avança o Convento do Carmo? Porque não se conseguiu ainda arranjar a parceria para o fazer”.
Em 2017, o executivo a que presidi conseguiu incluir o projeto de reabilitação do Convento do Carmo no REVIVE. A assinatura do protocolo teve lugar no dia 11 de julho de 2017. Lia-se na página do REVIVE: “a Câmara Municipal [de Moura] tem tido um papel importante neste processo, canalizando fundos comunitários para a requalificação urbana da cidade, da sua qualidade ambiental, promovendo ações de apoio social e divulgação do património e cultura. Resulta daí o aumento de visitantes no concelho, com benefícios para as empresas do sector, sobretudo de hotelaria e restauração, mas também para o comércio local”. Clarificando, os fundos comunitários para a requalificação urbana reportam-se a obras feitas ao longo de vários mandatos, como a do Castelo, da Mouraria, dos Quartéis, do antigo matadouro, do Jardim das Oliveiras, do Lagar de Varas etc. Foram estes os investimentos.
A partir daí, foi o desvario. Foi desenvolvido um projeto para um hotel de cinco estrelas, que previa a construção de anexos e obras profundas no subsolo. Ao tomar conhecimento do projeto, pensei “isto vai dar problemas”. Porquê? Porque espaços ligados a conventos têm sempre cemitérios, normalmente com muitas centenas de corpos. Estes trabalhos arqueológicos são, por norma, demorados e caros. Antes de se avançar para um projeto desta dimensão conviria olhar o terreno, estudar as suas condições específicas, consultar os técnicos e só depois decidir. Fez-se o contrário.
A culpa não é da arqueologia nem dos arqueólogos. A culpa é de um executivo camarário (presidente e vereadores PS) sem preparação nem conhecimentos. A impreparação custa caro. E não vale a pena dizer agora que o projeto é privado e a autarquia não tem nada a ver com ele...
Depois de tantos anos envolvido na reabilitação urbana de Moura, tudo isto me causa uma pena imensa. Ainda por cima, com a convicção que com outra equipa à frente da Câmara teria havido trabalho e resultados. Tal como aconteceu no passado. Com menos folclore, menos Domingão, mas mais concretizações.
Crónica hoje, em "A Planície"
domingo, 1 de outubro de 2023
NOUTRO TEMPO, NOUTRO LUGAR...
Quase parece mentira. O anúncio terá uns 50 anos. O efeito é espetacular. O estetoscópio, a bata branca, o cigarro aceso... Só falta mesmo a imagem do médico a acender o cigarro ao paciente...