sexta-feira, 25 de novembro de 2011

34.400.000.000 €

34.400.000.000 € (trinta e quatro mil milhões de euros) é o montante dos juros a pagar pelo empréstimo de 78.000.000.000 que foi concedido a Portugal. Foi este o número indicado pelo Ministério das Finanças, a requerimento do deputado do PCP, Honório Novo.

Ou seja, 44% do empréstimo vai para juros. Nada mau, para quem empresta. Quem paga? Você, que me lê, e eu.


S. Bernardino de Siena (1380-1444),
franciscano que pregou contra a usura, numa pintura quinhentista

4 comentários:

Anónimo disse...

... pois, se não pedissem emprestado, este mês o Sr. Santiago e uma série de gente não recebiam ... a não ser que o meu amigo não se importe de não receber, para que o Estado Português não tenha que recorrer a empréstimos e não tenha que pagar juros e quando as contas estiverem equilibradas, então logo lhe pagarão, os meses em atraso, mas sem juros ...

LT

Portugalredecouvertes disse...

Verifiquem se não há zeros a mais por favor!!!

Santiago Macias disse...

Meu caro

Sei muito bem o que são juros. E, sim, gosto de receber pelo meu trabalho. Mas a questão não é essa.

Não só o valor é elevadíssimo, como os tipos da troika se portam como donos da nossa casa. Imagine que os funcionários do banco viviam dentro da sua casa, vigiando os empréstimos...

Vá lá, não caia na tentação de apoiar o governo seja lá como for.

Anónimo disse...

Interessante é que foi preciso haver um requerimento para os nossos negociadores informarem a quantidade de dinheiro que essa "ajuda" nos custa. Até agora tinham-se esquecido de dizer...