quinta-feira, 24 de novembro de 2011

GREVE GERAL


5 comentários:

João Macías disse...

Esta brincadeira com o hastear da bandeira no Monte Suribachi está castiça. Vou roubar.

babao disse...

A greve
Esta greve entristece-me. Não sou a favor nem contra, entristece-me porque já vi demais e o que delas resulta nunca é o cumprimento de promessas, o alívio de misérias ou a restituição de direitos.
Que esperam os grevistas? Mudança de governo? De política? O fim da corrupção? Do Chico-espertismo? Um aumento fulgurante da solidariedade social? Do civismo? Da defesa dos fracos? Árvores das patacas?
Nada se resolve com marchas, gritos, slogans, insultos, punhos erguidos. Tão-pouco com habilidades ou jeitos. Uma pátria decente educa os seus filhos, o filho que a respeita e se respeita, cumpre, não estende a mão, conhece os seus direitos e deveres, desdenha favores e desigualdades.
As verdadeiras mudanças não se fazem saindo um dia à rua com hinos, bandeiras e tambores. Demoram tempo, pedem outro espírito.

Nao, nao foi eu que escrevi...mas gostava, porque é o que penso também...

O autour é José Rentes de Carvalho e podes encontra-lo no seu TEMPO CONTADO : http://tempocontado.blogspot.com/

Anónimo disse...

... revejo-me no que José Rentes de Carvalho escreveu ...

Santiago Macias disse...

Cara Babao, Caro LT (presumo...)

100% em desacordo. A vida não é um rio tranquilo. E nenhuma das grandes conquistas populares foi conseguida nos tapetes fofos das chancelarias. Política de pantufas? Era só o que faltava.

babao disse...

Que a vida nao é longo rio tranquilo, estamos de acordo...
Onde nao estou de acordo contigo é no facto de ser necessario parar tudo para que para que os homens estabeleçam acordos e solucionem problemas.
A greve é uma atitude de revolta quando o dialogo ja nao é possivel.
Onde estou de acordo com José Rentes de Cravalho é no facto de ele dizer que "As verdadeiras mudanças nao se fazem saindo à rua...,pedem outro espirito". A educaçao civica e a implicaçao politica de todos é importante para o desenvolvimento de uma naçao. Seria interessante poder-se saber qual a percentagem de pessoas que agora fizeram greve mas que nao votaram nos ultimos 10 anos, por ex.
"Uma patria decente educa os seus filhos..."

Que as pessoas precisam de se indignar é um facto e ai estou de acordo com Stephane Hessel, autour de "Indignez-vous" e que tera inspirado o movimento dos "Indignados" !
Il faut s'indigner, puis s'engager...
Porque um pais é o resultado da vontade e do trabalho de todos !

Nao adianta chorar sobre o leite derramado...