domingo, 20 de novembro de 2011

IZQUIERDA UNIDA

É evidente que em Espanha teria votado Izquierda Unida. Os resultados, a fazer fé na sondagem RTVE, consolidam a IU como terceira força política - passa de 3,77% de votos e 2 deputados para 6,7% e uma dezena de parlamentares -, o que é positivo.

Uma reflexão marginal: durante anos a fio, muitos do nossos "pensadores políticos" apontavam o PCE, o PCF e o PCI como o grande exemplo a seguir. Representgavam a modernidade, outra visão do mundo, menos atavismo etc etc. O PCI finou-se, o PCF é uma sombra de outrora e o PCE desapareceu no seio da IU. Foi esse o destino do eurocomunismo. O que veio substituir esse potencial político e essa capacidade reivindicativa? Alguém me sabe dizer o nome do secretário-geral do PCE? Eu também não sabia e tive de ir procurar. Porque quando se fala em IU surgem sempre os nomes de Gaspar Llamazares ou de Cayo Lara.

Outros dados sobre as eleições de hoje no país vizinho? Não há muito a dizer. Mais Rajoy, menos Pérez Rubalcaba, vai dar mais ou menos ao mesmo.

2 comentários:

Anónimo disse...

" Mais Rajoy, menos Pérez Rubalcaba, vai dar mais ou menos ao mesmo."

... sim, com Gaspar Llamazares seria diferente, não sei se para pior se para melhor ... o mesmo não era certamente ...

LT

João Macías disse...

Por muitas desconfianças que tenha em relação a alguns revisionistas (pela experiência, por dentro, não porque sim, ou por linha ditada), estou farto de ver divisões nesta altura nas ruas e também de um modo formal. Acho que as Esquerdas têm que se entender agora. É o que acho agora. Nesta fase. Depois logo se vê.