domingo, 20 de dezembro de 2015

20-D E O PCE

Hoje houve eleições em Espanha. Às 19 horas e às 20 horas, as nossas estações de rádio passavam música e havia relatos da bola. A única, e inteligente, conclusão é que se tinha passa do bipartidarismo para uma sistema de quatro partidos (tetrapartidarismo ou tetrarquia são palavras complicadas...)

Cada vez mais, há grupos de provedoria, que não têm ni puta idea do que é a ação de terreno, mas que federam os muitos descontentamentos de cidadãos desconfiados de uma classe política obesa e pouco dada a ações de terreno. É assim? É. Iglesias e Rivera vão trazer algo de novo? Não vão, mas os media têm-se esforçado por nos convencer do contrário. Frescura e mais inovação e mais juventude e mais um par de coñazos...

Onde anda o Partido Comunista de España? Anda, meus caros, na "renovação", "no eurocomunismo", "na abertura". Ou seja, desapareceu, política e eleitoralmente. Como convinha. O mesmo sucedeu ao P.C.F.  e ao P.C.I. A coligação que integra elegeu 2 (dois) deputados. Algum será militante do P.C.E.? E alguém sabe hoje quem é José Luis Centella Gómez?

O P.C.P. tem resistido, e bem, a estas supostas inovações...


Sem comentários: