sábado, 16 de abril de 2022

ANMP

Aparentemente, Rui Moreira será o único a querer abandonar a ANMP. Esperemos que isso não aconteça. Durante uns dias, pairou em mim aquela ideia, peregregrina e antiga, de uma ANMP para ricos, outra para menos abonados...

Ainda que já um pouco afastado dessas lides, continuo com a mesma convicção: os sucessivos governos têm descarregado para cima das autarquias aquilo que menos interessa, atafulhando as câmaras em tarefas rotineiras e burocráticas. E que me permitem ler frases extraordinárias e deprimentes, de um presidente de câmara como "o Município de [...] irá garantir um milhão em vencimentos". Ou seja, o assunção da menoridade de um cargo em todo o seu esplendor.

Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, vem dizer que "não podemos ser tarefeiros do Governo”. Sem dúvida. Tem toda a razão. Vale a pena recordar que há autarcas que foram governantes e há governantes que foram autarcas. Vale mesmo a pena recordar isso. Porque, sei-o por experiência pessoal, o País precisa de um Poder Local forte, autónomo, independente e transparente.


Sem comentários: