Noutras eras, muitos carros tinham esta patilha. Os carros, quando estavam frios, tinham a irritante mania de ir abaixo. Uma coisa muito frequente, em particular nos dias de inverno. Escapavam dessa maldição os maravilhosos VW Carocha, que arrancavam e pronto, com aquele inconfundível som de traineira.
A patilha diminuía o acesso do ar no carburador e enriquecia a mistura com mais gasolina (foi essa a explicação que me deram), o que fazia com que o "ir abaixo" fosse menos provável.
Uma senhora minha amiga foi protagonista de uma história dessas, há quase 50 anos. O carro era um Austin 1300. O local era o fim da rua da jopal, em Moura. O dia era um sábado de festa, no princípio de outubro. Ainda se andava de carro no centro da vila nos dias de festa... Receosa de deixar o carro morrer no cruzamento, e ante a habitual aglomeração de público masculino naquele sítio, resolveu, perto do final da rua, puxar o ar e acelerar ao mesmo tempo. Ambos os gestos terão pecado por exagero. Resultado: o motor do Austin 1300 fez um barulho lancinante, semelhante a um Boeing 727 arrancando para a descolagem. Um dos homens à esquina gritou "fuuujaaammm", provocando o riso dos outros, e eram muitos. A senhora jurou nunca mais tocar naquela patilha.
Sem comentários:
Enviar um comentário