sexta-feira, 1 de maio de 2009

MEMÓRIA CINÉFILA

Ontem ao chegar a casa, e depois de um agradável fim de noite no Caprixus (é um bar e fica na Rua das Mollejas, em Moura), liguei o televisor e fui dar, no TCM, com um daqueles filmes fora de prazo que são a imagem de marca e fazem o encanto do TCM. O filme chama-se The last run, data de 1971, e é assinado por Richard Fleischer (1916-2006), um cineasta assim-assim. O actor, George C. Scott (1927-1999), era muito mais que assim-assim, tal como o autor da música, Jerry Goldsmith (1929-2004). A despeito dos grandes nomes, o filme é uma treta sem ponta de interesse.
.
Parte da história passa-se, supostamente, em Portugal, com pormenores hilariantes, como aquele da fronteira que tem um sinal de paragem de autocarros (vejam a fotografia) mesmo a meio. Os guardas fronteiriços estão fardados de GNR. O que faz um sinal de paragem a meio de uma fronteira não se percebe mas isso também não vem ao caso...
.
O filme é assim mais ou menos um thriller, com perseguições de automóveis, rapazes maus e outros menos maus. Como sinopse acho que chega.

The last run foi, em grande parte, rodado nos arredores de Málaga - há pormenores inconfundíveis naquelas estradas e naquelas povoações que me recordam as temporadas de infância na Andaluzia e só por isso aguentei uma hora de filme.
A viatura é um BMW 503 e tem mesmo matrícula lusitana: EC-75-32.
Próxima exibição: 4 de Maio (23.50). A programação do TCM tem coisas péssimas e, por vezes, uma ou duas óptimas. Em todo o caso vejam http://tcmonline.co.uk/

1 comentário:

Santiago Macias disse...

Caro(a) amigo(a)
O filme parece-me mesmo muito mau. E isso é, efectivamente, uma opinião pessoal.
Já agora, qual a vila da fronteira?
Sinais de paragem numa fronteira, nunca vi, mas enfim...
E se é mesmo a Guarda Fical o erro é meu, claro.