segunda-feira, 25 de maio de 2009

JOÃO SALAVIZA

E mais estas breves notas sobre o laureado João Salaviza:

1. O filme Arena tem a participação da RTP. Fico com a secreta, e quiçá inútil, esperança que transmitam a curta-metragem um dia destes, a seguir ao telejornal. Recuperando uma tradição desaparecida na televisão pública: a da cultura em horário nobre. Os mais novos não acreditarão mas há muitos anos, em horário nobre, havia um programa sobre poesia (!). O responsável por aquela meia hora de leituras e comentários sobre Imagens da Poesia Europeia chamava-se David Mourão-Ferreira (1927-1996). E, oh! espanto, o programa até tinha lugar nos tempos do fascismo!

2. Hoje de manhã a Antena 1 anunciava a que João Salaviza é o autor dos tempos de antena do Bloco de Esquerda. Afinal não é bem assim... Cito: "João Salaviza montou "Fantasbloco", uma série de três episódios que será emitida nos tempos de antena do Bloco de Esquerda na RTP2 e que é um trabalho de uma equipa de jovens profissionais do cinema: Manuel Pureza (realização), Bruno Cabral, João Salaviza e Vasco Viana, director de fotografia do filme Arena." Verei os tempos de antena, em todo o caso.

2 comentários:

Anónimo disse...

...a arte não tem partido ou religião...

Santiago Macias disse...

Não tem, não senhor! Embora algumas ideologias e, com frequência, as religiões tentem criar constrangimentos à liberdade de expressão artística.