sexta-feira, 1 de maio de 2009

REDUNDÂNCIA

"Salazaristas temem infiltração neonazi", lê-se hoje no Expresso (um manancial inesgotável neste 1 de Maio), a propósito de uma festarola de comemoração dos 120 anos do nascimento do ditador.
Salazaristas são salazaristas. Neo-nazis são neo-nazis. São coisas com-ple-ta-men-te diferentes. Perceberam?

7 comentários:

Curioso disse...

Caro Santiago, agora que fiquei a conhecer este blog não consigo ficar sem fazer os meus comentários.

Os salazarista poderão não se identificar com os neo-nazis mas, garanto, os neo-nazis identificam-se com Salazar. Curiosamente Salazar e Hitler tinham quase a mesma idade. Nasceram ambos em Abril de 1889. E, já agora, Moura tem uma romaria de neo-nazis todos os anos... para honrar os nazis mortos na queda de um avião militar em 1936 (acho que foi esse o ano) na Amareleja e que estão enterrados no cemitério de Moura.

Os salazarista, os neo-nazis e outro afins podem agradecer pelo facto de vivermos em democracia porque caso contrário não poderiam fazer estas romarias e festarolas... O que acaba por ser um contra-senso!!!

Mas fora isso, bom 1º de Maio e bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

A agressão a Vital Moreira no 1º de Maio revela na prática uma atitude própria de quem não sabe lidar com a Liberdade e a Democracia. E não eram neo-nazis

Santiago Macias disse...

Pois não. A atitude dos agressores revela tudo isso e uma mais que reprovável falta de tolerância.

Duvido que a atitude de Vital Moreira tenha sido inocente: o que vai um ex-militante do PCP fazer a uma manifestação da CGTP numa altura de crise económica e social como esta? Estará à espera de ser ovacionado?

A provocação foi torpe (a presença da ex-MRPP Ana Gomes também será inocente?). Mais torpe ainda foi a reacção dos que responderam à provocação.

Em conclusão: do que se disse no 1º de Maio da CGTP nada sabemos, porque a atenção informativa foi noutra direcção...

Curioso disse...

A atitude é de lamentar, sem dúvida. Mas e a posição do nosso Primeiro Ministro que exige um pedido de desculpa formal do PCP? Mas será que o PCP é obrigado a assumir a responsabilidade das reacções menos próprias de individuos sem educação?!

Mas algumas vez ouvimos o PS a pedir desculpas pelas atitudes deste Governo?

Algumas vez ouvimos o nosso Primeiro Ministro a pedir desculpas por ser ter enganado na promessa de criação de 150 mil novos empregos?

Tenham dó!

Curioso disse...

Eis uma noticia interessante onde o que mais importa a reter é: "ninguém parece interessado em saber quem foram os agressores".

http://diario.iol.pt/politica/jose-saramago-vital-1-de-maio-vital-moreira-agressoes-tvi24/1061395-4072.html


José Saramago defende que se os agressores de Vital Moreira, na marcha da CGTP do 1º de Maio, forem militantes comunistas, então o PCP deveria expulsá-los.

Na coluna de opinião, que assina no «Diário de Notícias», o Nobel da Literatura, que milita no PCP há 40 anos, é categórico:

«Gostaria eu de saber que relação orgânica existe (se existe) entre os agressores e o partido de que sou militante há quarenta anos. São militantes também eles? São meros simpatizantes? Se são apenas simpatizantes, o partido nada poderá contra eles, mas, se são militantes, sim, poderá. Por exemplo, expulsá-los».

E remata com um desafio a Gerónimo de Sousa: «Que diz a esta ideia o secretário-geral?».

«A Vital Moreira chamaram-lhe «traidor», e isto, queira-se ou não se queira, é bastante claro para que o tomemos como o cordão umbilical que liga o desprezível episódio do desfile do 1º. de Maio à saída de Vital Moreira do Partido Comunista há vinte anos», escreve.

O escritor critica ainda a «clara falta de sinceridade» de quem pede e exige desculpas ao mesmo tempo que «ninguém parece interessado em saber quem foram os agressores, dignos continuadores daqueles célebres caceteiros que exerceram uma importante actividade política pela via da cachaporra em épocas passadas».

Anónimo disse...

acho que estes castigos...
deveria ser a comissão de disciplina da liga porque a agressão foi sem bola...
pelo menos este ano os agressores não punha os o pés na festa do avante eram um bom castigo...

Curioso disse...

Aconselho uma visita ao blog pessoal do ilustre Vital Moreira: http://causa-nossa.blogspot.com/

Nomeadamente os comentários de Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008, Sábado, 12 de Julho de 2008, Terça-feira, 22 de Abril de 2008, Quarta-feira, 30 de Maio de 2007.

No blog Causa Nossa o candidato pelo PS às europeias há muito que critica duramente as posições da CGTP. Mas será que o homem estava à espera de uma reacção diferente? Não quero com isto desculpar as atitudes irracionais de alguns energúmenos. Mas vir agora publicamente exigir um pedido de desculpas do PCP é ser hipócrita.