quinta-feira, 21 de junho de 2012

UM MUSEU EM ALCARIA DOS JAVAZES


É uma história com mais de dez anos. Não vale a pena entrar em detalhes. Vamos ao essencial.

O Museu de Alcaria dos Javazes, no concelho de Mértola, foi construído a partir de uma coleção de peças, reunida ao longo de muitos anos por Orlando José, um mertolense que esteve radicado no norte do País e que um dia regressou às origens.

Um primeiro guião foi construído em 2004. O processo foi avançando e ganhando forma. Ao velho edifício juntou-se um novo. Às peças que existiam acrescentaram-se outras. Quase tinha esquecido este dossiê quando fui contactado, no ano passado, pela Câmara de Mértola, para saber se estava disponível para colaborar na conclusão do museu (v. aqui).

Ora bem, o Museu de Alcaria dos Javazes é inaugurado hoje, às 18 horas. Lá estaremos.


Ficha técnica

Propriedade - Câmara Municipal de Mértola

Coordenação geral - Divisão de Cultura, Desporto e Turismo
 
Coordenação técnica – Manuel Passinhas da Palma e Santiago Macias
Textos e seleção de materiais – Santiago Macias
Museografia -  Manuel Passinhas da Palma
Arquitetura - Sílvia Alexandre
Design de equipamento – Oficina de Museus
Design gráfico – Jorge Branco
Restauro - Orlando José
Fotografias – Jorge Branco e Orlando José
Apoio técnico - Lígia Rafael
Colaboração - Museu de Mértola
Secretariado - Eugénia Monteiro

O Museu de Alcaria dos Javazes resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Mértola e Orlando José, que cedeu à autarquia as peças expostas, bem como as que se encontram em reserva. 

O Museu de Alcaria dos Javazes agradece a todos os que colaboraram para o enriquecimento do núcleo através da cedência de peças.

 

 A equipa de montagem, fotografada esta manhã. Só falta o Orlando, que estava noutro sítio de Alcaria. Quem tem, diga-se, um rush-hour terrível...

Um museu em Alcaria dos Javazes
Os antigos acreditavam que tudo o que existia se construía a partir de quatro elementos: a água, o fogo, o ar e a terra. Olhando em volta da aldeia e para dentro desta área de exposição, temos esses elementos bem presentes. O ar que nos rodeia, a terra de que se fizeram as casas, a água e o fogo que nos alimentam. Foi, pois, a partir de quatro elementos que se fez o que nos rodeia. Foi também a partir deles que se começou a dar forma ao museu.
O museu da Alcaria dos Javazes é uma coleção de pequenas histórias, é uma soma de objetos que fizeram o quotidiano de muitas pessoas. Numa casa da aldeia, onde dantes morou gente, há agora peças, de diversas proveniências e que são fragmentos de vidas que desconhecemos. São memórias de tempos idos, marcados pela simplicidade e construídas num tempo em que as horas não eram tão contadas como hoje.
  À habitação antiga junta-se um novo espaço de exposição. Do xisto ao betão, das formas da arquitetura vernacular às linhas modernas há um percurso de séculos. A pequena casa, com pátio, poço e forno, ganha agora uma outra existência.

Sem comentários: