quinta-feira, 3 de abril de 2014

BIBLIOTECAS A NORTE: EM DEFESA DA LEITURA PÚBLICA


Foi no passado sábado. Teve a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, através da Dra. Maria José Moura, a enorme simpatia de me convidar a estar presente na sua iniciativa "Sábado de Primavera com a BAD" e a participar na mesa-redonda intitulada "A crise e a sustentabilidade das Bibliotecas e Arquivos". Dei o meu testemunho de autarca. Na verdade, repisei o caminho iniciado em setembro de 1986, quando tomei como primeiro projeto, em Moura, a renovação da Biblioteca Municipal. Paguei cara a ousadia e acabei "defenestrado"... Nada de que me arrependa.

O debate que se seguiu foi muito interessante e esclarecedor sobre as várias angústias em que vivemos. Uma intervenção em particular chamou a minha atenção: a de João Vieira. Porquê? Por ser o exemplo vivo do que pode acontecer a um arquivo quando a sua tutela muda e quando a perspetiva dessa tutela tem pouco a ver com o que está a gerir. Algo que deveria merecer a reflexão de muito bom burocrata que por aí pulula...


Da esquerda para a direita: Paulo Leitão, João Vieira, Teresa Calçada, Francisco José Viegas, o autor do blogue e Alexandra Lourenço.

Sem comentários: