domingo, 24 de março de 2019

EM PALMA DE BAIXO

Palma de Baixa era sinónimo de Universidade Católica e do Palmense. Nunca tinha ido ao bairro. Fui ontem. Pela primeira vez. É uma ilha no meio da cidade, com uma pequena comunidade em torno da qual se desenvolveu um projeto de animação social e cultural. Histórias e memórias num trabalho que envolveu gente empenhada.

Lê-se no site da Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica:
As histórias de vida estão retratadas na instalação “Portal de Palma”, uma peça em arco pelo coletivo Warehouse, feita de bancos com fotografias antigas cedidas pelos moradores. Os bancos que compõem a instalação terão uma nova vida nos restaurantes e cafés do bairro.
A artista britânica Camilla Watson apresentou a sua exposição “Memória pelos pés” com fotografias cedidas pela população e impressas sobre a própria calçada da Praça Rossio de Palma. Foram recolhidas mais de 150 fotografias que vão agora integrar o Arquivo Municipal.
Esta última componente revelou-se como sensorial e bastante emotiva. Numa mesa estavam restos do trabalho executado. Que é o mesmo que dizer que estavam fragmentos das memórias dos moradores. Aqui deixo as minhas felicitações à colega Edite Guimarães, ao Marco Guerra (meu antigo aluno na Nova) e todos os que se emprenharam neste projeto.



Sem comentários: