segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

A CÂMARA DE MOURA, O DIREITO À GREVE E OS DIREITOS DOS TRABALHADORES

A minha condição de antigo presidente da câmara tem-me levado a um necessário distanciamento das matérias políticas de Moura. Sobretudo quando de questões de gestão diária se trata. Reduzi praticamente a zero (salvo em resposta a provocações...) as minhas intervenções sobre política local.

Abro hoje uma exceção, depois de vários trabalhadores da Câmara Municipal me terem feito chegar fotografias de uma informação, assinada por um membro do executivo camarário. Que diz essa "informação"? Que os trabalhadores que queiram ir à manifestação a Lisboa, no próximo dia 31, "deverão antecipadamente [fazer] uma participação de ausência por conta do período de férias".

Um escândalo.

A "informação" é uma coação, torpe e ilegal, sobre os trabalhadores. Que estão abrangidos por um pré-aviso de greve e que não têm nada que meter férias ou, sequer, comunicar que vão fazer greve. Foi coisa que nunca vi ao longo de 12 anos de carreira autárquica na Câmara Municipal. Ao contrário, enquanto a CDU esteve na Câmara os direitos dos trabalhadores foram não só respeitados, como promovidos.

Assim vai a minha terra...

Tão depressa se fecharam as "portas abertas" e tão rapidamente cresceram as atitudes policiais e de perseguição.

Sem comentários: