domingo, 5 de fevereiro de 2023

O CALIFA AFICIONADO

Reli, há dias, excertos do Roudh el-Kartas (O jardim das folhas), escrito em Fez, por volta de 1325, por Abou Mohammed Salah ben Abd el-Halim. Pensava que este episódio estava apenas narrado na Histoire des Almohades de El-Merrakechi, mas não. Na página 346 do Roudh el-Kartas leio isto: "Em 620 (= 1224 d.C.) o emir dos muçulmanos, Youssef, morreu em Marrocos acidentalmente; foi atingido pelos cornos de uma vaca e morreu subitamente; era um grande amante de touros e de cavalos, e mandava vir touros da Andaluzia para os soltar na sua herdade, em Marrocos. Uma noite, ao sair para os ver, estava a cavalo no meio deles, quando uma vaca furiosa rompeu pelo meio, vindo-o atingir mortalmente. Isto teve lugar no sábado 12 do mês de Dhu al-Hijja, ano de 620 ( 6 de janeiro de 1224)".

Não sei de quando é esta ficha. Talvez de 1999 ou de 2000. A edição (rara) é a de Auguste Beaumier e consultei-a no Instituto do Mundo Árabe. Anotei a cota N594, o que quer dizer que o livro pertence ao Fonds Ninard, importante doação do Dr. Bernard Ninard, biólogo que viveu em Marrocos.



Representação do massacre dos franciscanos em Marrocos, ocorrido em 1220. Esta peça está em exposição no Palácio Nacional de Mafra. De pé, com coroa, está o califa al-Mustansir, que passou para a nossa tradição como o Miramolim.

Sem comentários: