sábado, 26 de dezembro de 2015

LADAINHA DOS PÓSTUMOS NATAIS

José Manuel Rodrigues e David Mourão-Ferreira, agora que passou o Natal. Pensando no dia em que já cá não estaremos.


Ladainha dos Póstumos Natais


Há-de vir um Natal e será o primeiro 
em que se veja à mesa o meu lugar vazio

Há-de vir um Natal e será o primeiro 
em que hão-de me lembrar de modo menos nítido 

Há-de vir um Natal e será o primeiro 
em que só uma voz me evoque a sós consigo 

Há-de vir um Natal e será o primeiro 
em que não viva já ninguém meu conhecido 

Há-de vir um Natal e será o primeiro 
em que nem vivo esteja um verso deste livro 

Há-de vir um Natal e será o primeiro 
em que terei de novo o Nada a sós comigo 

Há-de vir um Natal e será o primeiro 
em que nem o Natal terá qualquer sentido 

Há-de vir um Natal e será o primeiro 
em que o Nada retome a cor do Infinito 

David Mourão-Ferreira, in 'Cancioneiro de Natal' 

1 comentário:

A Lusitânia disse...

Vou partilhar. Boas Festas.