quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

UMA VEZ POR MÊS

Momentos a destacar no ano do autor do blogue. Que é Presidente de uma Câmara Municipal. E historiador. E cineasta amador. Coisas demasiado pessoais ficam de fora. Na esfera entre o público e o privado foi um ano interessante. Muito intenso. De combate e de alguns resultados.

Destaco os momentos que não esquecerei. Poderia acrescentar muitos outros, pessoais, académicos, profissionais. Ficam estes.

Janeiro (dia 31) - Foi-me atribuída a condição de cidadão honorário da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde). Um privilégio que me emocionou.

Fevereiro (dia 7) - Início da rodagem do filme "Chegar a casa". Estreou em maio e foi, entretanto, selecionado para dois festivais de cinema.

Março (dia 31) - Arguente da dissertação de doutoramento de Rosiane Limaverde. Foi a minha estreia na mítica Sala dos Capelos, na Universidade de Coimbra.

Abril (dia 24) - Uma aula diferente das outras. Explicar o traçado da fortificações setecentistas aos alunos do 1º ciclo é bem mais difícil que orientar um seminário de mestrado. Foi na Escola do Sete e Meio.


Maio (dia 15) - 15 anos de Escola Profissional de Moura. Não estive envolvido no seu arranque. Mas estou/estamos empenhados na continuação deste projeto.

Junho (dia 19) - Os trabalhadores da Assembleia Distrital de Beja passam a integrar a CIMBAL. Encerra-se um processo conturbado. Missão cumprida, naquilo que me disse diretamente respeito.

Julho (dia 30) - Inauguração da exposição "Água - património de Moura". O antigo matadouro municipal ganha nova vida. Um momento marcante no mandato autárquico.


Agosto (dia 20) - Presença na tribuna presidencial do Campo Pequeno. Um momento único, acompanhando o Real Grupo dos Forcados Amadores de Moura.

Setembro (dia 29) - Inauguração do novo parque de estacionamento da zona industrial. Cumpre-se uma promessa feita no natal de 2013.

Outubro (dia 29) - Notícias de dois amigos: uma irá, a partir de setembro de 2016, estudar língua árabe em Leiden, o outro embrenha-se por outras vias e oscila entre o basket e a informática. Não há percursos melhores ou piores. Há, apenas, percursos cumpridos com empenho.

Novembro (dia 22) - Um dia especial: inauguração, em Amareleja, do Pavilhão das Cancelinhas. Uma vitória do pragmatismo.

Dezembro (dia 14) - Inauguração do Centro de Inspeção de Veículos, em Moura. A iniciativa é privada. O empresário sublinhou o empenho da autarquia neste processo. Tal como afirmei na altura e usando um conhecido slogan, "sim! nós podemos". Podemos e faremos. Como se tem visto e verá.

1 comentário:

grão de mostarda disse...

Perante a diversidade das acções promovidas ou apoiadas pelo nosso amigo Presidente, só desejamos que esse seu "jeito" de estar na vida se mantenha e continue a dar resultados. Distantes, geograficamente, mas atentos ao viver dos amigos. Abraços, Emília e Mário