segunda-feira, 1 de agosto de 2016

MOURA - 25 ANOS MAIS TARDE

No dia 1 de agosto de 1991 mudei-me, de armas e bagagens, para Mértola. Uma decisão acertada e que condicionou a minha vida. Na altura, pensava apenas terminar o mestrado e fazer carreira académica. O destino decidiu de outro modo, num tempo em que ser autarca não fazia parte das minhas mais remotas intenções. Voltei para Moura em 2005, a minha vida passa agora por esta terra. A hora do balanço ainda vem longe. Limito-me a recordar aquela quinta-feira de agosto, na qual pensei - pensa-se cada coisa na vida... - que acabara de comprar um bilhete só de ida para Mértola. No fundo, nunca daqui saí. De Mértola, de outro modo, também não. Ah, quanto do meu passado / Foi só a vida mentida / De um futuro imaginado!, é mais ou menos isso...


O Andaime


O tempo que eu hei sonhado 
Quantos anos foi de vida! 
Ah, quanto do meu passado 
Foi só a vida mentida 
De um futuro imaginado! 

Aqui à beira do rio 
Sossego sem ter razão. 
Este seu correr vazio 
Figura, anônimo e frio, 
A vida vivida em vão. 

A ‘sp’rança que pouco alcança! 
Que desejo vale o ensejo? 
E uma bola de criança 
Sobre mais que minha ‘s’prança, 
Rola mais que o meu desejo. 

Ondas do rio, tão leves 
Que não sois ondas sequer, 
Horas, dias, anos, breves 
Passam — verduras ou neves 
Que o mesmo sol faz morrer. 

Gastei tudo que não tinha. 
Sou mais velho do que sou. 
A ilusão, que me mantinha, 
Só no palco era rainha: 
Despiu-se, e o reino acabou. 

Leve som das águas lentas, 
Gulosas da margem ida, 
Que lembranças sonolentas 
De esperanças nevoentas! 
Que sonhos o sonho e a vida! 

Que fiz de mim? Encontrei-me 
Quando estava já perdido. 
Impaciente deixei-me 
Como a um louco que teime 
No que lhe foi desmentido. 

Som morto das águas mansas 
Que correm por ter que ser, 
Leva não só lembranças — 
Mortas, porque hão de morrer. 

Sou já o morto futuro. 
Só um sonho me liga a mim — 
O sonho atrasado e obscuro 
Do que eu devera ser — muro 
Do meu deserto jardim. 

Ondas passadas, levai-me 
Para o alvido do mar! 
Ao que não serei legai-me, 
Que cerquei com um andaime 
A casa por fabricar. 

Fernando Pessoa - "Cancioneiro"