quinta-feira, 11 de agosto de 2016

NA AMARELEJA, AO SOL E À LUA

De 11 a 15 de agosto, descobre-se outra Amareleja. São as festas da vila, que todos os anos se fazem e se renovam. A retrospetiva de um ano de iniciativas diz bem do que foi preciso andar para aqui chegar. A palavra “party” surge inúmeras vezes. A criatividade foi intensa e as festas foram para todos os gostos. Houve a da Beer, a da Spring, a Sunset Color, a Mistery, a Gin, a White e a Shot. Palavras inglesas que fazem parte da linguagem habitual dos mais novos. Nós talvez estranhemos, mas é melhor habituarmo-nos. É que estas festas fazem-se sob o signo da juventude. A começar pela própria Comissão de Festas. Se alguém duvida da capacidade de iniciativa e de organização dos jovens, aqui estão eles a demonstrar exatamente o contrário.

Mais uma vez, o programa é intenso e resulta de um laborioso trabalho de construção iniciado no verão do ano passado. Virão artistas de fora, com nomes sonantes nos cartazes. Mas não faltarão os nossos, os da vila. Que não ficam atrás de ninguém em qualidade. A Filarmónica e Tony das Carreiras por cá andarão. Mais os DJ locais. Disse-o no ano passado e repito-o neste: “a juventude amarelejense não vai ter descanso e não nos vai dar descanso”.

A animação é, sobretudo, noturna, as celebrações religiosas têm lugar durante o dia. O paganismo casa com a lua, a crença fá-lo com o sol. O sol é uma das imagens de marca da Amareleja. O vinho é outra. Acrescentemos agora a lua da Amareleja, que é também clara e luminosa, e diferente das demais.

De outro calor se faz também a festa. Porque calorosa é também a receção a quem visita a vila por estes dias. A forma de receber e o brio dos amarelejenses marcam estas dias e deixam marcas a quem nos visita.

A Festa de 2017 começará, dentro de dias, a ganhar contornos. O tempo não pára. A Amareleja também não.

Amareleja, 19 de julho de 2016
Santiago Augusto Ferreira Macias
Presidente da Câmara Municipal de Moura


Texto redigido para o programa da Comissão de Festas de Amareleja / Santa Maria 2016. Fotografia do blogue http://amareleja40grausasombra.blogspot.pt

1 comentário:

Portugalredecouvertes disse...

Bonito texto! a elogiar a juventude:)