sábado, 16 de fevereiro de 2019

VEZ ÚNICA

A Fundação Calouste Gulbenkian tem vindo a divulgar fotografias conservadas nos seus arquivos. São, quase todas, muito interessantes.

Em baixo está uma imagem do antigo Estádio José Alvalade, da autoria do Estúdio Horácio Novais. Houve alguns pormenores que me chamaram a atenção e que fazem parte da arquitetura de outros tempos, no que a equipamentos desportivos diz respeito.

Em primeiro lugar, note-se a presença do peão. Eram os bilhetes mais baratinhos e, claro está, sem número ou lugar marcado. Foi dali que vi o Portugal-Bélgica, em 11 de outubro de 1978. Foi a única vez que entrei em Alvalade. O jogo acabou empatado e só me recordo da grande exibição de Gerets. O peão daria, pouco depois, lugar a uma bancada semelhante às outras do estádio.

Outra curiosidade é a pista de ciclismo. Creio que em 1978 já tinha sido substituída pista de tartan, mas era neste velódromo que, em tempos, se fazia a apresentação das equipas que iam correr a Volta à Portugal. Em jeito de parada militar, com os ciclistas abraçados e pedalando em paralelo, uma equipa atrás da outra.

O Estádio José Alvalade foi projeto de Anselmo Fernández Rodríguez (1918-2000), arquiteto e treinador de futebol (!).

Sem comentários: