quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

DAS REPÚBLICAS DAS BANANAS ÀS DO CRUDE

Os Estados Unidos controlaram a zona das Caraíbas, através da United Fruits, com a ajuda da CIA  e com a conivência de militares amigos, como o General Cortés Vargas. Em dezembro de 1928 teve lugar a célebre Matanza de las bananeras. Centenas de trabalhadores morreram. A embaixada americana em Bogotá mandava telegramas para Washington garantindo "government would give adequate protection to American interests involved".

Mudam os tempos, a atitude norte-americana é a mesma. Sempre em nome da dimócraci e dos iumanrráites. Dos quais a Guatemala e as Honduras, por exemplo, são esplêndidos modelos.

Aposto que já muito poucos, mesmo entre a minha geração, se recordarão do nome de Maurice Bishop. E de como a dimócraci deu, em Grenada, lugar a um dos mais acabados exemplos do direito do mais forte à liberdade.

As crises venezuelanas são cíclicas. Fez agora pouco mais de 60 anos que muitos dos esbirros de Pérez Jiménez tiveram de prestar contas das tropelias feitas. E nem sempre as prestaram da forma mais pacífica...

Sem comentários: