sábado, 18 de abril de 2009

JOSÉ MANUEL RODRIGUES

José Manuel Rodrigues nasceu em 1951 e é um fotógrafo português. Melhor dizendo, é um grande fotógrafo português. Ganhou o Prémio Pessoa em 1999. Tive a sorte de trabalhar com ele antes (1996/7) e depois disso (2000/1). Das imagens que imaginou para Moura e para Mértola, há duas, pelo menos, que continuarão a fazer parte de todos os catálogos e de todos os livros de fotografia durante muitos anos.

Como esses trompe l'oeil de um muro, que parece um lago, e de uma árvore, que parece um golpe na paisagem, não estão disponíveis aqui ficam três fotografias conhecidas do José Manuel.


Uma petite histoire: em 2005 convidei o José Manuel para apresentar um livro meu, sobre a Síria. É um pequeno opúsculo com texto e fotografias, sendo que esta parte me deixava pouco à vontade. O lançamento ocorreu em Évora e o José Manuel começou a intervenção dizendo "o Santiago não é um grande fotógrafo" e seguiu por aí fora. Senti, naquele momento, um indescritível alívio. A verdade daquelas palavras, a franqueza e simplicidade com que foram ditas e o facto de uma apresentação não ter de ser um panegírico disparatado fizeram com que a minha amizade e respeito pelo José se tivessem multiplicado naquele dia.

Sem comentários: