segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A ESCAVAÇÃO DO CASTELO DE MOURA, AO JEITO MINOXIDIL


Antes (em cima) e depois (em baixo)


Catorze meses separam as duas imagens. Duas longas campanhas volvidas, grande parte do trabalho, nesta área da escavação, está terminado. Centenas de metros cúbicos de terra foram removidos, num trabalho denso e que envolveu cerca de duas dezenas de colaboradores. O projeto, realizado a partir da Câmara Municipal de Moura, teve o apoio de entidades como a Universidade de Coimbra (através do CEAUCP), a Junta de Freguesia de S. João Batista, o Campo Arqueológico de Mértola e o Instituto Tecnológico e Nuclear. Os resultados da investigação estão a ser ultimados para uma monografia, cuja edição foi várias vezes adiada e que agora toma, de vez, forma.

As ocupações humanas vão, na área à vista, de meados do século XII ao século XX. Tão significativo como o conhecimento ou a compreensão da história da nossa cidade é o facto de ter sido possível fazer a integração das estruturas arqueológicas no perímetro do futuro posto de turismo, obra que agora se conclui.

Direção das escavações: José Gonçalo Valente, Vanessa Gaspar e o autor do blogue.
Equipa técnica de apoio: Marta Coelho, Luísa Almeida e Mário Romero.

Pequena picardia local: sei que estas coisas doem um tanto a alguns papagaios de serviço. Paciência. Ou, como dizia o outro, "habituem-se".

Sem comentários: