domingo, 17 de maio de 2020

O MUNDO QUE SE DESMATERIALIZA: AS SEMARTELOQUES

Respondi, no outro dia, a um inquérito sobre "smart locks". Não sabia o que eram, e a ideia não me entusiasmou minimamente. Chaves "inteligentes", que dispensam contactos humanos? Não, obrigado. Arriscando fazer figura de velho troglodita, respondi com toda a sinceridade.

O frio da técnica remete-me sempre para filmes visionários. Podia citar Alphaville, mas nunca fui godardiano, e a grande referência será sempre Playtime. O filme foi mal recebido pelo público, aquando da sua estreia, em 1967. Do ponto de vista comercial foi um total flop. Jacques Tati (1907-1982) ficou financeiramente arruinado, teve de vender a casa, ceder direitos etc.

Contudo, Playtime é uma das grandes obras do cinema (pode ser visto aqui, na íntegra, não sei durante quantos dias). Os absurdos da normalização levada ao extremo eram previstos nesse filme. Tudo igual, por toda a parte. Vale a pena retomar a sua leitura. E vale, cada vez mais, a pena a luta (política, cultural etc.) contra aquilo em que querem transformar as nossas vidas.

Estes três excertos são bem ilustrativos.



Sem comentários: