quinta-feira, 28 de setembro de 2023

ARRÁBIDA

A luz do final da tarde estava muito bonita. Ainda mais bonita quando saí da Biblioteca Municipal, com um tom dourado que só encontramos por etsa paragens. A caminha do castelo de palmela só me lembrei de Sebastião da Gama. Nada mais.

IMAGEM
Deixem-me esta imagem, mesmo quando eu dormir,
                                        [mesmo quando eu morrer.
Esta imagem de cores bailando, bailarinas falsas, danças
                                                                      [verdadeiras
de luz saudável
De coisas só muito boas, como nem nos sonhos.
Porque eu não estou sonhando. esta imagem aconteceu
                                        [- me eram seis horas da tarde
e eu tinha os olhos abertos
e os pássaros cantavam, nítidos, no ar.
Vou levá-la comigo,
bem no fundo dos meus olhos que é como quem diz bem
                                                  [no fundo da minha alma,
a todos os sítios a que for.
Pra olhá-la quando estiver triste
e quando estiver contente
e quando não estiver contente nem triste.
Esta imagem aconteceu-me eram seis horas da tarde...
o Sol estava alegre, o Mar alegre.
E eu que não estava alegre nem triste
fiquei alegre sem saber porquê...

Sebastião da Gama, Itinerário Paralelo



Sem comentários: