sábado, 9 de setembro de 2023

STARDUST MEMORIES Nº. 72: A FEIRA

Os carrinhos eram como este. A pista ficava instalada onde agora é o final da Rua Dr. Bento Caeiro, em Moura. Eu tinha 6 ou 7 anos e nem pensar em andar sozinho naquelas maquinetas. O expediente era simples. A minha mãe, que também não se atrevia em andar naquelas maquinetas, pegava em mim à saída do horário de trabalho e levava-me até à pista. Chamava um moço, passava-lhes 5 escudos para as mãos, "fulano, anda cá, leva lá o Santiago a dar umas voltas". A minha mãe trabalhava na secretaria da escola e aquilo para os rapazes, mesmo tendo de aturar o miúdo, era um bónus. Bom, e nem pensar em dizer que não à "menina Júlia da secretaria". Foi bom ter crescido numa vila pequena? Então não foi...

Hoje é o segundo dia de feira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bela fotografia.Ainda andei nestes.Tinhamos de movimentar bem o volante para fazerem o contacto no piso da pista.Os choques não eram muito violentos, não obstante os pára choques serem de aço com molas.Enfim ainda parece que estou a ouvir todo o barulho que fazia esta pista primitiva com todos os seus carros em movimento.Outras feiras em que os circos tinham um papel de grande relevância em atrair um grande público, com os mais novos em destaque.