segunda-feira, 11 de setembro de 2023

11 DE SETEMBRO DE 1973

Faz hoje 50 anos que o imperialismo norte-americano decretou o fim do governo de Unidade Popular, liderado por Salvador Allende.

O Palácio de La Moneda foi bombardeado e o Presidente Allende não chegaria vivo ao final desse dia cinzento e trágico.

O golpe de Pinochet (que fora designado para comandar as Forças Armadas em 23.8.1973) foi um sinal da CIA para o mundo. As décadas seguintes foram uma trágica confirmação do poder do Império.


1 comentário:

Anónimo disse...

Sangue!Sangue e mais Sangue!É o que se esconde por detrás destes rostos duros, crispados de um modo artificial e que só olham em frente.Pinochet em primeiro plano, de óculos escuros para não revelar o resto da face.Importaria ver o seu olhar naquele momento.Dizem que o olhar revela, por vezes, o que vai na alma.Mas aqueles rostos parecem de gente sem alma ou compaixão, em especial por todos aqueles que pensavam de um modo diferente.
Naquele extremo do continente sul americano e com um exército de fortes tradições germânicas, ali parecia estar um desafio para um "novo império de mil anos". São "contas" que, nos dias de hoje, ainda custam a acertar com aquele passado histórico.