segunda-feira, 8 de julho de 2024

JOSÉ BAIOA (1940-2024)

Deixou-nos há dias e tive pena de não ter estado em Mértola. Lembro-me da chegada de José Baioa a Moura, no início dos anos 70. Ainda não era um futebolista veterano, mas para lá caminhava. Envergava a camisola 8. Fez parte, com Bento Feliciano (6) e com Francisco Piçarra (7), de um meio-campo talentoso e empenhado. Era muito rápido e hábil. A entrega e a generosidade daqueles jogadores era total. Ainda não havia SAD, os jogadores eram todas da região e o Maria Vitória estava sempre à cunha. Jogadores como José Baioa para isso contribuíam.

Tenho ideia de que morava na zona da Capinha Rota, mas isso pode não ser preciso. Voltei a encontrá-lo, em Mértola, anos mais tarde. Não me reconheceu, claro, mas quando me apresentaram perguntou, de imediato, "então e o amigo João [meu pai, antigo diretor do MAC], como está?". Depois disso, muitas vezes nos cruzámos, pelas ruas da vila.

Deixou-nos um homem generoso e fraterno, um democrata que se envolveu nas causas do seu Povo. Foi vereador da Câmara de Mértola eleito pela APU, já lá vão 40 anos.

Começam a ser muitas partidas, caramba...



1 comentário:

Anónimo disse...

Um dos grandes jogadores de futebol do baixo Alentejo nos anos 80 zé baioa jogou no Moura no atlético clube de Portugal união de Santiago acho que jogador treinador é subiu de divisão vi o jogar no Guadiana algumas vezes muito rápido e abil e comunicativo com os colegas mais como político grande orador muito inteligente à pouco tempo falei com ele no lar em Mértola descanse em Zé baioa