sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A CASA DE PEDRA

Surpresa vespertina. Passa-se pelas esquinas uma vez e outra e não se repara no que lá está. Andar a pé é melhor... Na esquina da Av. dos Defensores de Chaves com a Avenida Visconde de Valmor está uma casa de pedra. O site chama-se Lisbon Stone Block, nem de propósito. Frestas ao alto, numa certa evocação das seteiras das fortificações. Sobriedade e discrição. Gostei imenso do edifício. Talvez por ser minimalista (uma amiga minha diz que tenho gostos de asceta, coisa em que nunca reparei..., outro amigo diz que tenho hábitos espartanos, vá lá, podia ser pior...). É uma arquitetura que me parece pouco lusitana, e conheço muita gente que nunca aceitaria uma casa onde não se pode "ir à janela". Mas aquela contenção, a qualidade dos materiais e a simplicidade do desenho agradam-me. Aguardo pelo euromilhões de logo para fazer negócio...

No site do arquiteto há um conjunto de ótimas fotografias, da autoria de Nélson Garrido. Vale a pensa ver como se continuam a fazer bons troços de cidade, sem espalhafato. Mas com qualidade.

http://www.lisbonstoneblock.com

http://www.souzaoliveira.pt


Sem comentários: