quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ARQUEOLOGIA MEDIEVAL - 23 ANOS / 12 NÚMEROS

Foi em novembro de 1992. Já lá vão 23 anos. Em 1991, o Cláudio colocara-me nas mãos um conjunto de originais "temos que avançar com a revista de arqueologia". Fui designado "coordenador". A partir daí foi um desassossego. Nunca tal tinha feito... Era preciso arranjar editora (ficou a Afrontamento), montar o esquema de financiamento e preparar o lançamento.   O contributo de Marcela Torres e de Paula Viana revelar-se-ia decisivo. Enquanto o nº 1 tomava forma, avancei para o pedido de originais para o segundo volume.

Quando, nos inícios de novembro de 1992, a revista Arqueologia Medieval surgiu nos escaparates, ouviu-se um coro de assobios dos velhos do Restelo. Estava tudo mal: o grafismo (meu Deus, onde já se viu semelhante coisa?, nem parece uma revista científica...), o modelo de financiamento e de distribuição (pff, aguenta dois números, queres apostar?), a falta de um comité científico (aquilo é o Santiago e mais dois ou três putos como ele), a ausência de normas de redação (só mesmo aqueles freaks do Campo Arqueológico é que se lembrariam de editar uma revista sem normas precisas) etc. A revista aguentou-se, foi saindo sem data precisa e tornou-se uma referência obrigatória no meio. Fui responsável pela edição ao longo destes 23 anos: ora com o Rui Mateus, ora com o Clementino Amaro, ora sózinho, ora com a Susana Gómez. Um percurso de aprendizagem, que agora termina. Colaborei no 13º volume, já não participarei no 14º. Porque o meu tempo nesse projeto se esgotou, porque as coisas mudam, porque a renovação permanente mantém os projetos vivos. Não me arrependo do tempo, nem por um só segundo!, usado nesta revista.

O 2º volume foi lançado em 1993, em pleno 1º Congresso de Arqueologia Peninsular. Do congresso recordo o ar reprovador de um colega mais velho que me inquiriu "onde te meteste, que não te vi no workshop sobre carbono 14?", e que mais reprovador ficou quando respondi "não me viste, porque fui às Antas ver o Portugal-Suiça...". O jogo foi a 13.10.1993 (isto tive de conferir, claro...) e Portugal ganhou 1-0.

Sem comentários: