quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

... E MÉRTOLA

“Lugares Encantados, Espaços de Património” é a exposição que vai ficar no Museu Nacional de Etnologia, até ao próximo mês de outubro. São quatro os sítios à volta dos quais se reflete o significado da patrimonialização: Fátima, Sintra, Mouraria de Lisboa e Mértola. É um trabalho de grande interesse onde Mértola aparece bem de destaque. O binómio arqueologia-Festival Islâmico está no centro dos tópicos sobre a vila. O diretor do Museu Nacional de Etnologia fez questão de referir o contributo do Museu de Mértola. Soube-me bem ouvir aquilo, mesmo nada tendo a ver com a organização.

Ao entrar na sala, fui surpreendido por uma fotografia. Lá estava eu, dentro do silo 4, em agosto de 1986. Foi há quase 34 anos. Pelos painéis do setor Mértola da exposição fui reencontrando inúmeros amigos. Embaraçado comigo mesmo, não consegui lembrar-me do nome de alguns que passaram transitoriamente pelo projeto. Mas reencontrar Mértola no Restelo foi uma sensação especial.



Sem comentários: